Banca de DEFESA: THAIS PRISCILA LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS PRISCILA LIMA SILVA
DATA : 28/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: INSTITUTO DO CEREBRO - SALA DE AULA
TÍTULO:

EFEITO DA EXCENTRICIDADE NA FREQUÊNCIA DA OSCILAÇÃO GAMA DE V1 EM CAPUCHINHOS


PALAVRAS-CHAVES:

gamma, topografia, V1, percepção visual, macaco-prego


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A frequência de oscilação é fundamental para sincronizar (e romper) a sincronização neuronal. Neste estudo, registramos a atividade de disparo em locais correspondentes a pontos distintos no mapa visual de V1 em Macacos-Capuchinhos (N= 195 sítios de registro em 3 macacos). Nossos resultados confirmam e aprofundam resultados anteriores no Resos (Lima et al., 2010, limitados a registros de LFP), mostrando que a frequência de oscilação gamma é sistematicamente maior na representação central (média 66,3 Hz ± 2.09 SEM) em comparação com a representação periférica do campo visual (51.9 Hz ± 1.98). Em nosso estudo, pudemos registrar tanto na representação foveal (1°) quanto na periferia distante para medir os efeitos na frequência de oscilação quando a magnificação cortical era maior, variando sistematicamente propriedades do estímulo (grades em movimento) como a orientação, velocidade, frequência espacial e tamanho.
Nossos resultados oferecem uma interpretação alternativa aos achados de Murty et al. (J. Neurosci, 2018), que sugerem a existência de dois ritmos gama distintos em V1, dependendo do tamanho do estímulo. Componentes de baixa frequência originados na periferia de V1 (calcarina, gama lenta) poderiam se propagar para a região de representação central (opérculo, gama rápida) por condução de volume. Como discutimos nesse trabalho, os dois ritmos gama devem ser concebidos não como desempenhando um papel complementar no processamento visual, mas como um mero epifenômeno da disposição topológica do circuito cortical subjacente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUSTAVO ROHENKOHL - USP
Externo à Instituição - JEROME PAUL ARMAND LAURENT BARON - UFMG
Interna - 1871878 - KERSTIN ERIKA SCHMIDT
Presidente - 1842426 - SERGIO TULIO NEUENSCHWANDER MACIEL
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao