Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNARA YVE MOURA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNARA YVE MOURA SOARES
DATA : 26/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/81014344410?pwd=QjNQZWFBSTRIQ0swNWwzOU1DUU1vUT09
TÍTULO:

Efeitos da exposição embrionária ao ácido valpróico no comportamento e no desenvolvimento vocal do mandarim diamante (Taeniopygia Guttata)


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo; aprendizagem vocal; vpa; fala atrasada


PÁGINAS: 111
RESUMO:

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição que afeta a forma como as pessoas se comunicam e interagem com outras pessoas. Essa condição pode incluir dificuldade em compartilhar interesses ou emoções, e iniciar ou responder a interações sociais. Essa condição também podem abranger dificuldade de comunicação não-verbal, como contato visual, expressões faciais ou linguagem corporal. Os roedores são o modelo animal amplamente utilizado para estudar TEA. No entanto, como a comunicação vocal parece ser inata nesses animais, essa abordagem tradicional não aborda um dos aspectos mais cruciais do TEA, o comprometimento da comunicação vocal aprendida. Os pássaros canoros estão entre os poucos organismos que desenvolveram a aprendizagem vocal com vias cerebrais dedicadas. O aprendizado vocal no mandarim diamente e a aquisição da fala em humanos compartilham muitas características, como um período crítico, vocalizações imaturas, assim como audição intacta e contingências sociais para um aprendizado adequado. Aqui, propomos a utilização do madarim diamante como um modelo para entender melhor as características autistas usando a exposição embrionária ao ácido valpróico (VPA), um dos fatores ambientais associados ao TEA. Nossos resultados mostram que a exposição ao VPA leva a um atraso no desenvolvimento vocal, semelhante ao observado em humanos. Além disso, as aves expostas ao VPA mostram sinais de diminuição das interações sociais, audição hipersensível e locomoção alterada. Esses resultados mostram que o mandarim diamante exposto ao VPA representa um modelo atraente para estudar a neurobiologia do atraso no desenvolvimento vocal relacionado ao autismo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2069422 - DIEGO ANDRES LAPLAGNE
Interno - 1674643 - MARCOS ROMUALDO COSTA
Presidente - 2183828 - TARCISO ANDRE FERREIRA VELHO

Notícia cadastrada em: 19/07/2023 17:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao