Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA TATIANE RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA TATIANE RIBEIRO DA SILVA
DATA : 10/02/2021
HORA: 10:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

Avaliação Quantitativa da Introspecção na Literatura Histórica e sua Associação a Redes de Grafos


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociências, Literatura, Introspecção, Processamento de Linguagem Natural, Análise Semântica Latente, Teoria de Grafos, SpeechGraphs.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A suposta conexão entre consciência e linguagem impulsionou o desejo de compreender o desenvolvimento social do pensamento. A Era Axial (≥ 800-200 AC) denota um ponto de inflexão para a cognição, o que indica que a alfabetização humana, um produto da linguagem, explica as mudanças de mentalidade neste período. Análises semânticas de textos literários apontaram para flutuações na introspecção relacionadas à ascensão e queda das sociedades humanas. Simultaneamente, estudos sobre a estrutura do discurso atestaram a conexão entre o amadurecimento das características da fala associadas à esquizofrenia e a Era Axial. Essas investigações estimularam as hipóteses de que a introspecção varia de acordo com o bem-estar social e que essa característica semântica está de alguma forma relacionada a traços estruturais da fala. Usando Análise Semântica Latente e o software SpeechGraphs, estimamos a semelhança de “introspecção” a textos literários abrangendo ≥ 4500 anos, da Idade do Bronze (≥ 2500-1000 AC) até a contemporaneidade (até 2014). Além disso, apresentamos a correlação entre o atributo semântico e a recorrência de longo alcance ao longo do tempo histórico. Nossos resultados mostram que a história semântica da introspecção é intrinsecamente dependente do progresso e do bem-estar das sociedades humanas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1243905 - DRAULIO BARROS DE ARAUJO
Externo à Instituição - MAURO COPELLI - UFPE
Presidente - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 03/02/2021 17:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao