Banca de DEFESA: EMANUELLA DE ARAGÃO TAVARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLA DE ARAGÃO TAVARES
DATA : 03/07/2023

NOPAL CACTUS AS A NEW BIOACTIVE INGREDIENT: Phytochemical study and effects of Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dick extract on experimental models of intestinal inflammation and metabolic syndrome.

Suplemento funcional; Fitoterápicos; Cactaceae; Fenólicos; Nanopartículas;
Toxicidade aguda; ácido 2,4-dinitrobenzeno sulfônico; Dextran sulfato de sódio; Doenças
inflamatórias intestinais; Colite;

Este documento consiste na tese doutoral de Emanuella de Aragão Tavares, realizada em regime de cotutela pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM) na UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE — UFRN (BRASIL) e pelo Programa de Doctorado en Biomedicina pela UNIVERSIDAD DE
GRANADA — UGR (ESPANHA). A tese foi elaborada conforme com as normas que regem os estudos de doutorado em ambas as instituições, e intitula-se: “Nopal cactus as a new bioactive ingredient: Effects of Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dick extract on experimental models of intestinal inflammation and metabolic syndrome”. Esta apresentação descreve brevemente como o manuscrito está organizado. Inicialmente o conteúdo desta pesquisa foi apresentado de maneira sistematizada por meio de um resumo expandido em português e em espanhol. A tese está estruturada em 5 seções principais. A seção I compreende a Introdução, na qual integra uma revisão de literatura sobre os temas que envolvem esta pesquisa. Na seção II, é apresentado a hipótese e os objetivos deste estudo. Na sequência, a seção III inclui o material e métodos empregados. Os resultados são apresentados na seção IV, estão organizados em ordem cronológica da execução dos experimentos. Os resultados apresentados são referentes aos experimentos realizados na UFRN e aos obtidos durante o estágio doutoral realizado na UGR, pelo programa institucional de internacionalização (CAPES-PrInt), em colaboração com Prof. Dr. Julio Juan Gálvez Peralta e a Profa. Dra. María Elena Rodríguez Cabezas. A seção V é subdividida em duas partes, sendo a primeira referente a discussão dos resultados relacionados à inflamação intestinal e a segunda focada nos resultados relacionados à síndrome metabólica. As conclusões gerais do estudo são apresentadas em seguida.Ao final, são incluídos as referências bibliográficas, apêndice (no qual inclui resultados complementares) e três anexos na seguinte ordem: ANEXO I: Artigo publicado na revista“Plants” — (Fator de impacto 4.658), referente a estudos parciais do projeto de tese, intitulado:
“Toxicity and anti-inflammatory activity of phenolic-rich extract from Nopalea cochenillifera (Cactaceae): A preclinical study on the prevention of inflammatory bowel diseases”; ANEXO II — Comprovante CEUA e ANEXO III — Atividades desenvolvidas durante o período doutoral.

Presidente - 1490222 - SILVANA MARIA ZUCOLOTTO LANGASSNER
Interno - 1639820 - ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
Externa ao Programa - 2323511 - ADRIANA AUGUSTO DE REZENDE - UFRNExterna à Instituição - ALBA RODRÍGUEZ NOGALES - UGR - Univer
Externo à Instituição - LEOPOLDO CLEMENTE BARATTO