Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL LINDOLFO QUEIROZ NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANOEL LINDOLFO QUEIROZ NETO
DATA : 26/03/2018
HORA: 08:55
LOCAL: Setor 4, Bloco G, Sala 4
TÍTULO:

ANÁLISES DE DOSAGENS DE CONCRETO ASFÁLTICO DO TIPO PRÉ MISTURADO A QUENTE UTILIZANDO RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO DE OBRAS (RCD)


PALAVRAS-CHAVES:

CBUQ. Agregado reciclado. Pavimento. Construção civil. Sustentabilidade.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A indústria da construção civil é responsável pela alta geração de resíduos sólidos que são descartados na natureza, contribuindo para a degradação do meio ambiente. Por outro lado, o setor da construção é um dos principais componentes da economia brasileira e sua cadeia produtiva reúne um conjunto de atividades que somam mais de 12 milhões de pessoas, o qual cerca de 13% representa a força de trabalho no país (FIESP, 2017). Em nível mundial, espera-se que a indústria de materiais de construção cresça duas vezes e meia entre 2010 e 2050 (UNEP, 2002). No Brasil, a expectativa é que o setor da construção dobre de tamanho até o ano de 2022 (CEBEDS, 2009). Nota-se que é crucial tomar medidas que visem a gestão de resíduos sólidos através de mudanças culturais e tecnológicas, objetivando atender as necessidades de uma sociedade cada vez mais esclarecida e exigente em relação à preservação do meio ambiente. Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação de resíduos de construção e demolição de obras como agregados reciclados (cascalho) na fabricação de revestimento asfáltico, como uma alternativa para o aproveitamento destes materiais. O método de trabalho empregado consiste na coleta de material residual em campo e na realização de ensaios de caracterização em conformidade com as normas padronizadas na área de pavimentação no âmbito nacional concomitantemente as análises de trecho experimental com o uso de traço de mercado. Nesse traço será utilizado agregado reciclado brita 0 em substituição ao mesmo agregado do tipo natural em diversas porcentagens na camada de revestimento. Dessa forma, espera-se que, ao término da pesquisa, os resíduos de construção avaliados possuam características viáveis para serem utilizados em misturas asfálticas a quente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA
Externo à Instituição - ENIO FERNANDES AMORIM - IFRN
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI CABRAL - UFERSA
Notícia cadastrada em: 23/03/2018 11:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao