Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA MAIA PEDERNEIRAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA MAIA PEDERNEIRAS
DATA: 15/01/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do PEC
TÍTULO:

FABRICAÇÃO DE BLOCOS INTERTRAVADOS COM AGREGADOS RECICLADOS PROVENIENTES DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO DE OBRAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduos de construção e demolição, agregado reciclado, blocos intertravados.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Materiais e Componentes de Construção
RESUMO:

O presente trabalho pretende investigar a utilização dos resíduos de construção e demolição de obras gerados no município de Natal/ RN como agregados reciclados para a fabricação de blocos de pavimentação intertravada. A coleta dos agregados reciclados ocorrerá durante um período consecutivo determinado para uma melhor análise da variabilidade dos resíduos ao longo do tempo. Inicialmente será realizada a caracterização minuciosa de todas as amostras coletadas. Os ensaios utilizados para este fim serão granulometria, massa unitária, massa especifica, índice de forma, material pulverulento, material orgânico, absorção por capilaridade, inchamento, fluorescência de raio X (FRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Com os resultados dos ensaios de caracterização de agregados naturais e reciclados (resíduos de construção e demolição), miúdos e graúdos, pode-se determinar as dosagens de concreto. As variáveis analisadas serão as condições dos agregados na mistura, investigando sua aplicação na situação seca, lavada e saturada. Os ensaios para analisar a viabilidade técnica dos blocos serão resistência a compressão (em idades de 7,14 e 28 dias) e absorção por imersão. Torna-se necessário um estudo detalhado da viabilidade econômica para a futura implantação no mercado. Com o intenso crescimento dos resíduos oriundos da construção civil, destaca-se a relevância desta pesquisa, a qual propõe a fabricação de um produto sustentável que visa minimizar o uso dos recursos naturais e promover uma destinação adequada para os resíduos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Externo ao Programa - 028.307.994-02 - ENIO FERNANDES AMORIM - IFRN
Externo à Instituição - VALTENCIR LUCIO DE LIMA GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/01/2016 11:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao