Banca de DEFESA: LUCAS DA SILVA MORAES

DISCENTE: LUCAS DA SILVA MORAES
DATA: 03/11/2014
LOCAL: SALA DE AULA DO PEC-Sala 20,Bloco I,Setor IV.

Análises Numéricas de Dutos Enterrados Sujeitos a Interações Longitudinais

Duto, arqueamento, elevação, recalque, modelagem numérica

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Fundações e Escavações

A  grande  extensão  de  uma  dutovia  pode  conduzir  a  inúmeras  situações  particulares  de interação  longitudinal  com  o  solo.  Apesar  do  grande  progresso  alcançado  sobre  a  compreensão  dos  mais  diversos  aspectos  do  comportamento  de  dutos  enterrados,  pouca atenção tem sido dispensada ao comportamento longitudinal dessas estruturas. O presente  projeto  de  pesquisa  tem  como  objetivo desenvolver  um  estudo  através  de  análises  numéricas  tridimensionais  sobre  o  comportamento  mecânico  de  dutos  enterrados  em  condições  que  mobilizem  sua  interação  longitudinal.  Serão  analisadas  instalações  de  dutos sujeitos a perda de apoio e a elevação em uma determinada região  da   tubulação.   Serão   realizadas   análises   paramétricas   amplas   das   diversas   variáveis  envolvidas nas condições propostas para estudo, como, por exemplo, altura de cobertura de solo,  rigidez  relativa  solo?duto  e  extensão  da  zona solicitada.  Dentre  outros  aspectos,  os  resultados  obtidos  permitirão  uma  avaliação  detalhada  da  redistribuição  das  tensões  no maciço de solo e dos esforços e deflexões ao longo do duto. Espera?se, com este trabalho, esclarecer  importantes  questões  com  respeito  ao  comportamento  longitudinal  de  dutos enterrados,  contribuindo  de  forma  significativa  para  a  melhoria  do  projeto  geotécnico dessas estruturas.

Presidente - 2551234 - YURI DANIEL JATOBA COSTA
Interno - 1524077 - CARINA MAIA LINS COSTA