PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Téléphone/Extension: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO RAMOS DE OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO RAMOS DE OLIVEIRA
DATA: 18/06/2013
LOCAL: Auditório C, do CCHLA

QUILOMBO E IDENTIDADE SOCIAL: LIVRO DIDÁTICO, ESPAÇO ESCOLAR E IDENTIDADE QUILOMBOLA ENTRE OS ALUNOS DA COMUNIDADE PEDRA D’ÁGUA-PB

quilombo, livro didático, representação, educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Nosso trabalho tem como objetivo analisar a representação quilombola, nos livros didáticos de história, do ano de 2005 a 2012, adotados pela escola Frei Herculano, no distrito de Pontina, no município de Ingá,  bem como a apropriação dessas imagens pelos jovens do quilombo Pedra D'água. Esses período coincide com um momento de pós-oficialização de Pedra D'água como remanescente quilombola, localidade onde estão nossos sujeitos de pesquisa, alunos que estudam na instituição de ensino supracitada. Nesse sentido, cabe-nos perceber primeiramente, as mudanças de perspectiva sobre o termo e o sentido de quilombo do período colonial a abordagem ligada a remanescente quilombola, conhecer na análise das coleções de livros didáticos de história as imagens e representações dadas a quilombo e saber qual concepção de quilombo possuem os jovens estudantes do período de pesquisa. É interessante também conhecer o processo de reconhecimento de Pedra D'água enquanto remanescente quilombola e verificar o papel da festa da Consciência Negra da comunidade como um possível reforço dessa identidade.

Presidente - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Interno - 1788270 - JULIANA TEIXEIRA SOUZA
Notícia cadastrada em: 28/05/2013 17:18