PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Téléphone/Extension: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANE TEIXEIRA DA SILVA

DISCENTE: ADRIANE TEIXEIRA DA SILVA
DATA: 27/03/2013
LOCAL: Sala C-4 do setor II de aulas

O que nos lega e a quem é legado: um estudo sobre o patrimônio norte-rio-grandense nos livros didáticos de História do Rio Grande do Norte

livro didático de História do RN, patrimônio, espaço escolar, identidade.

ÁREA: História
As reflexões encontradas nesta dissertação discutem a relação acerca da formação e apresentação das identidades e dos patrimônios norte-rio-grandenses no espaço escolar, a partir da análise de livros didáticos de História do Rio Grande do Norte, no recorte temporal que vai do ano 2000 ao ano de 2011. As fontes selecionadas para o trabalho são livros didáticos de História do RN submetidos ao processo de analise do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD.  Apresentamos uma proposta de analise destes livros didáticos a partir da base metodológica desenvolvida através dos objetivos da aprendizagem da História apresentados por Jörn Rüsen em que discute as qualidades necessárias a um livro didático, assimo a relação existente entre teoria da História e ensino de História.

Interno - 2177374 - FATIMA MARTINS LOPES
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR