PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Téléphone/Extension: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Concurso Sílvio Romero / 2012

Parabenizamos o professor Dr. Durval Muniz de

Albuquerque Júnior pelo prêmio obtido.

Concurso Sílvio Romero / 2012

O Concurso de Monografias Sílvio Romero, criado em 1959, marcava uma das primeiras iniciativas de abrangência nacional da então Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro – hoje Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular –, criada em 1958 com o objetivo de a um só tempo fomentar, reconhecer e divulgar pesquisas sobre folclore. Ao longo desses anos, o prêmio espelha as mudanças teóricas e metodológicas no campo de estudos das culturas populares, e ainda acompanha a institucionalização desses estudos nas universidades, nas áreas de antropologia, história, literatura e etnomusicologia no país.

Do total de 31 monografias recebidas, nove foram desclassificadas, por não atenderem os termos do regulamento. Assim, a comissão especial de seleção, instituída pelo Iphan, por meio da portaria nº 308, de 4 de julho de 2012, foi responsável pela leitura e exame de 22 monografias inscritas na edição do concurso de 2012.

1º lugar
Título: A feira dos mitos: a fabricação do folclore e da cultura nordestinos (Nordeste 1920 - 1950)
Autor: Durval Muniz de Albuquerque Jr.

O objetivo é investigar em que momento e em que condições históricas se deu a emergência da ideia de cultura nordestina. Por que sempre que se fala, se escreve ou se tenta mostrar o que é a cultura regional nordestina somos remetidos a um conjunto de manifestações culturais, matérias e formas de expressão ligadas a uma dada forma de organização social, a uma dada sociabilidade, aquela que antecedeu as relações capitalistas de produção, da sociedade burguesa e da sociedade urbano-industrial? Trata-se de analisar como se constituiu uma forma de ver e dizer o regional que o confina a um tempo histórico em oposição ao urbano, moderno industrial. Além de ser pensada como sendo uma cultura rural, artesanal, folclórica, tradicional, a cultura nordestina quase sempre remete para as manifestações ditas como populares.

Vínculo institucional: Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Agência Financiadora: Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Notícia cadastrada em: 10/12/2012 11:14