PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Téléphone/Extension: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLIVYA DA SILVEIRA NOBRE

DISCENTE : CLIVYA DA SILVEIRA NOBRE
DATA : 25/08/2022
LOCAL: meet.google.com/hxt-vqyd-nvj

"NÃO HOUVESSEM NO BRASIL ESSES AUTODIDATAS PRECURSORES...!: OS INTELECTUAIS DO IHGRN  E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO INSTITUCIONALDO CURSO DE HISTÓRIA DA UFRN EM NATAL (1956-1987).

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Norte - IHGRN; História do ensino superior de História; Historiografia do Rio Grande do Norte; Intelectuais.

O atual curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foifundado em 1956, até então o Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Norte(IHGRN) era a principal instituição de pesquisa histórica no Rio Grande do Norte. Grandeparte dos professores que inicialmente estruturaram o curso foi sócia do Instituto. O objetivogeral da dissertação é analisar de que maneira a rede de sociabilidade dos intelectuais quecompuseram simultaneamente o IHGRN e a UFRN contribuiu na construção do espaçoinstitucional do curso de História da UFRN, em Natal, de 1956 a 1987. Para isto, investigo ahistória do curso de História da UFRN, sua fundação e estruturação curricular; analiso aatuação dos intelectuais docentes no espaço institucional do IHGRN por meio de seus escritosna Revista do Instituto; e discorro sobre a produção e o ensino desses sujeitos no espaçoacadêmico, ao buscar compreender aproximações e distanciamentos com o proposto por elesna atuação no IHGRN. Utilizo como fontes as atas de reuniões docentes, programas dasdisciplinas, artigos publicados na Revista do IHGRN, artigos publicados na Revista História –UFRN, obras arquivadas no acervo da Divisão de Documentação do Departamento deHistória da UFRN, e as entrevistas concedidas pelos docentes disponíveis no DVD 50 anos deHistória e no acervo do Laboratório de História Oral da UFRN (LABHO). Trabalho com aanálise qualitativa crítica das fontes, e com a metodologia de História Oral. Tendo emconsideração que o curso de História da UFRN forma grande parte dos professoreshistoriadores no Rio Grande do Norte, é possível afirmar que investigar como os formadoresconstruíram o espaço de formação e suas opções metodológicas e historiográficas ao ensinar epesquisar auxilia na compreensão de aspectos do ensino de História e da pesquisa em Históriafeitas no estado.

Presidente - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Interna - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Interno - 1280374 - RENATO AMADO PEIXOTO
Externo à Instituição - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA - UFS