A BUSCA PELA ASCENSÃO SOCIAL: PADRÕES CULTURAIS COMPORTAMENTAIS DE CORRUPÇÃO DAS CLASSES PERIFÉRICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO NA FILMOGRAFIA DA COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ NO PERÍODO DE 1949 A 1954.
Cinema; Cultura; Espaços; Modernidade; Identidade; Ascensão Social; Desigualdade Social.
O presente trabalho analisa os padrões de comportamento ilícitos apresentados pelos protagonistas constituintes das classes periféricas e da classe média da cidade de São Paulo apresentados na filmografia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz no período de 1949 a 1954. Destaca a dicotomia entre os personagens periféricos com os das elites econômicas da metrópole paulista, estes retratados como símbolos da cidadania e da ética. Trata o espaço da capital paulistana como o centro da modernidade e das oportunidades empreendedoras do país; da celebração, através das instituições públicas e privadas, daquela cidade como o palco da ascensão social através do poder aquisitivo econômico. A historiografia a respeito da Companhia destaca sua importância na projeção da metrópole paulistana como o centro da modernidade brasileira, mas que também foi um palco de profundas desigualdades sociais. Estas desigualdades e contradições põe em questão o que significou a modernidade da metrópole paulista na década de 1950, configurado num movimento ideológico no qual a nacionalidade e a identidade estavam configuradas nos padrões do empresariado local, o qual produzira instituições de cultura e de saber para auto intitularem-se os detentores do progresso e do desenvolvimento no país.