PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Téléphone/Extension: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

AULA INAUGURAL - PPGH/2018

Prezados professores e estudantes do PPGH, do Curso de História e demais membros da comunidade universitária,

Informamos que a aula inaugural do PPGH, turma de 2018, será ministrada pelo Dr. Laurent Vidal, historiador da Université de La Rochelle-França.

Informações:

Título da palestra: "As circulações atlânticas das experiências de (re)construção das cidades (1940-1960): os exemplos de Royan (França) e Brasília".

Data: 28 de junho;

Horário: 9h;

Local: Auditório I do Instituto Ágora (próximo ao CCHLA).

Historiador das cidades e dos movimentos dos homens e das ideias capturados na longa duração, ou na curtíssima duração, a partir de um trabalho de pesquisa empírica rigoroso, metodologias sofisticadas e estilo elegante, o historiador Laurent Vidal (Université de La Rochelle) tem produzido uma importante obra relativa ao conhecimento histórico sobre as cidades brasileiras. Nos últimos anos, coordenou os seguintes projetos de pesquisa coletivos e internacionais: « La ville au Brésil (XVIIIe – XXe siècles): naissances, renaissances », 2002-2005; « Os Franceses no Brasil (Séculos XIX-XX) » [Les Français au Brésil, XIXe – XXe siècles],  com colaboração da historiadora Tania de Luca (UNESP, Assis), 2007-2009;   « Sociétés, mobilités, déplacements : les territoires de l’attente dans les mondes américains, XIXe – XXe siècles », 2011-2014; e participou como membro da equipe de coordenação do projeto internacional «Cidades: les petites villes et la cohésion territoriale dans l'Europe du sud et dans l'espace atlantique: analyse comparée de longue durée.”),  2018-2020.
Sua historiografia busca situar as cidades dentro da dinâmica das mudanças, mobilidades, procurando acompanhar a circulação de ideias em escala internacional:  é o caso do seu livro, traduzido em cinco idiomas, Mazagão, la ville qui traversa l’Atlantique: du Maroc à l’Amazonie (1769 – 1783), Paris, Aubier (2005), e, mais recentemente, Ils ont rêvé d’un autre monde. 1841: Cinq cents Français partent au Brésil fonder un nouvel Eden, Paris, Flammarion, 2014. Destaquemos, ainda, na sua bibliografia, De Nova Lisboa à Brasília, l’invention d’une capitale (XIXe – XXe siècles),Paris, éd. de l’IHEAL, 2002 e Les larmes de Rio. Le dernier jour d’une capitale (20 avril 1960), Paris, Aubier (Coll. Historique), 2009 (traduzido no Brasil como As lágrimas do Rio, Editora Martins Fontes (2012).

Prof. Raimundo Arrais (Programa de Pós-Graduação em História-UFRN).

Contamos com a vossa participação e com a ampla divulgação do cartaz que segue anexado.

Notícia cadastrada em: 07/06/2018 19:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao