PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Téléphone/Extension: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de DEFESA: JANDSON BERNARDO SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANDSON BERNARDO SOARES
DATA : 10/07/2017
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO B - CCHLA
TÍTULO:

ESPAÇO ESCOLAR E LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NO BRASIL:

 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UM MODELO A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (1994 A 2014)


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático de História; Didática da História; PNLD; Espaço Escolar.


PÁGINAS: 179
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo mapear, compreender e analisar os elementos que estruturaram o espaço escolar, assim como as relações e ações desenvolvidas pelos sujeitos históricos no momento de produção dos critérios de qualificação dos livros didáticos e de História, institucionalizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), através do estudo de sua historicidade. Para tal, analisou-se a produção de pesquisas sobre os livros didáticos de História a fim de refletir sobre como os especialistas visitaram essa espacialidade quando tratam do livro didático de História, assim como situar a presente produção em relação às outras pesquisas sobre livros didáticos de História e como esta atende a uma lacuna: o estudo dos usos, formas, funções e sentidos atribuídos ao conhecimento histórico no espaço escolar e no livro didático de História. Esse fato filia essa pesquisa à Didática da História, campo que estuda tais aspectos do conhecimento histórico. Analisou-se também os documentos que fundamentaram o processo de seleção das características que um bom livro didático de História deveria possuir, a saber: Definições de Critérios para Avaliação dos Livros Didáticos – Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências/ 1ª a 4ª (1994) e Recomendações para uma política pública dos Livros Didáticos (2001), que demarcariam os esforços iniciais nessa direção. Por último, estudou-se os Editais do PNLD do Ensino Fundamental entre 2000 e 2013, documentos que deram continuidade ao processo de parametrização da prática social de produção de livros didáticos. Tratou-se, assim, de observar sócio-historicamente o que levou à seleção dos parâmetros de qualidade que se atribuíram ao livro didático de História pós-ditadura civil-militar, a partir do que estava tensionado no espaço escolar no momento de sua elaboração. Para isso, utilizou-se da análise de conteúdo, fundamentada por Laurence Bardin, como metodologia de trabalho, a qual permitiu que se observasse os documentos para além de sua mensagem aparente, revelando elementos Históricos, sociológicos e, até mesmo, psicológicos. Aportou-se também na teoria de espaço praticado, desenvolvida por Michel de Certeau, uma vez que este permitiu compreender o espaço escolar enquanto um espaço difuso, marcado, acima de tudo, por sua dimensão relacional. Procurou-se com essa análise perceber as tensões que perpassam o espaço escolar no momento em que foi praticado por seus agentes ao tratarem do livro didático de História no período de 1994 a 2013.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Externo à Instituição - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA - UFS
Presidente - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 28/06/2017 17:03
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