“LOUVADO SEJA O SANTÍSSIMO SACRAMENTO”:
O ANTICOMUNISMO CATÓLICO E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E
DA ESPACIALIDADE NORTE-RIO-GRANDENSE
(1934-1937)
Palavras-chave: Igreja Católica, Anticomunismo, Identidade norte-rio-grandense, Modernidade.
O propósito dessa dissertação é analisar a formulação do anticomunismo católico no Brasil entre 1934 – 1937, comparando o plano local com o nacional, tendo como material de estudo o anticomunismo difundido no Rio Grande do Norte pelo jornal católico A Ordem e pelo jornal laico A República e, no plano nacional pela revista A Ordemeditada pelo Centro Dom Vital, do Rio de Janeiro. Entendo que essas produções remetem a um discurso anticomunista ancorado nos pressupostos e estratégias políticas em que a Igreja buscava alavancar. Sendo assim, achamos necessária a ligar a compreensão desse discurso ao pensamento católico contra a modernidade e as suas formulações, trabalhadas no século XIX e início do século XX pela Igreja para entender a especificidade de sua tradução no Brasil. Dessa maneira, compreendemos que o anticomunismo católico é apenas parte do discurso anti-moderno traduzido em razão dos pressupostos e estratégias que a Igreja procurava alavancar na década de 1930. Para esta análise, houve a necessidade de considerarmos a produção específica do campo religioso, determinando as ações e estratégias do espaço social católico e buscarmos entender os espaços políticos com os quais o nacional e o local dialogavam. Assim, percebemos que a relação entre a religião e a política se constituiu a partir da formulação de um tipo de capital simbólico específico, adaptado às experiências do nacional e do local, e, no caso local desempenhou papel central na produção do espaço e da identidade norte-rio-grandense na década de 1930.