PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Téléphone/Extension: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUAN KLEBERSON PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: RUAN KLEBERSON PEREIRA DA SILVA
DATA: 04/09/2015
LOCAL: Sala B3, setor de aulas II

GUERRA ORDÁLICA COMO INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO CÓSMICO DO IMPÉRIO NEOASSÍRIO (884 – 727 a.C.)

Guerra ordálica – Ordem e Equilíbrio Cósmico – Relevos Neoassírios – Palácios Neoassírios – Império Neoassírio.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História

Tendo como preocupação central a temática das guerras ordálicas como instrumento de manutenção do Equilíbrio Cósmico do Império Neoassírio (884–727 a.C.), este trabalho busca analisar os relevos neoassírios esculpidos em lajes de pedra fixadas às paredes dos palácios imperiais neoassírios. Estes relevos, reunidos em um corpus documental organizado por regras de homogeneidade, serão estudados a partir da Teoria da Imagem e da Teoria das Representações Sociais, privilegiando a materialidade das representações visuais e seu respectivo contexto de produção para que, com isso, se tenha o devido entendimentos das Tipologias Narrativas e das Unidades Formais Mínimas que contribuíram para a produção de sentidos acionados pelas representações visuais vinculadas às estruturas arquitetônicas dos palácios imperiais neoassírios, o que implica, por fim, no entendimento do poder destas imagens como imagens do poder.

Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Interno - 2009382 - LYVIA VASCONCELOS BAPTISTA
Presidente - 1543236 - MARCIA SEVERINA VASQUES
Notícia cadastrada em: 03/09/2015 15:54