Um traço sobre o Ser(tão) – pinturas de Maria do Santíssimo, Iran Dantas Assis Marinho e Assis Costa entre 1960 a 2010
Identidade, imaginário, arte.
O presente estudo trata de refletir as construções identitárias acerca do sertão do Seridó nas obras dos artistas norteriograndenses Maria do Santíssimo, Iran Dantas, Assis Marinho e Assis Costa (1960-2010). As obras serão analisadas a partir da visão empregada na História Social da Arte, a qual faz uma relação entre o artista, a obra e a sociedade, procurando problematizar os ícones representativos desse espaço marcado por uma construção histórica, a qual está tramada as múltiplas dimensões do vivido humano, do cotidiano impregnado de um imaginário coletivo que cria um sentimento de pertencimento ao lugar, fundando uma identidade espacial. Com o intuito de tecer um enredo que possa contextualizar essa arte produzida no interior do estado com a produção artística realizada no Rio Grande do Norte, a partir dos artistas Newton e Dorian Gray, costurando os fios de uma tessitura pictórica, carregada de historicidade, vendo-se a arte como uma produção humana e histórica, embevecida de uma construção imagético-discursiva.