PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Téléphone/Extension: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: MARCELA MARTINS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA MARTINS SILVA
DATA : 08/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/qfs-oeoa-tmf
TÍTULO:

MODELO DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ON-LINE DE PRODUTOS E SERVIÇOS TURISTICOS VIA ON-LINE TRAVEL AGENCIES (OTAs)


PALAVRAS-CHAVES:

Compra on-line; UTAUT 2; Cocriação; Valor da Marca; Produtos e Serviços turísticos; OTA.


PÁGINAS: 259
RESUMO:

O crescimento e desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influenciaram a atividade turística e o comportamento dos turistas. O processo de compra on-line é constantemente transformado por inovações ou tecnologias disruptivas. Estudos sobre compras on-line de produtos e serviços turísticos, que visam entender o que instiga o turista a realizar uma compra na Internet, encontram-se dividos e fragmentados, sendo necessário frequentes e atualizadas pesquisas para entender melhor o assunto. Para compreender o comportamento do consumidor no contexto de tecnologias emergentes, o presente trabalho propõe integrar teorias distintas: Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 (UTAUT 2 ), Lógica Dominante do Serviço–Cocriação, Valor da marca, Qualidade Percebida, Imagem e a Conscientização da Marca. Portanto, o estudo tem por objetivo especificar um modelo estrutural de relacionamento para investigar as inter-relações existentes entres as variáveis capazes de influenciar a intenção de compra on-line de produtos e serviços turísticos via On-line Travel Agencies (OTA). Para tanto, a pesquisa é do tipo explicativa-descritiva, bibliográfica e analítica com abordagem quantitativa através de um estudo transversal. O estudo utilizou o Software Statistical Package for Social Sciences 22 para testar e validar o modelo. A análise foi realizada através da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória, e Modelagem de Equações Estruturais por intermédio do pacote AMOS.  A coleta de dados foi realizada por questionários on-line. O público-alvo do estudo foram indivíduos que utilizam a internet para planejar e comprar serviços e produtos de viagem on-line. Ao todo foram coletados 827 questionários, sendo que 695 foram considerados válidos para testar empiricamente a modelagem. Das doze hipóteses testadas, oito foram confirmadas e quatro refutadas. Os resultados indicaram que consumidores avaliam os preços, as facilidades de uso, os recursos e suportes disponíveis nos sites e aplicativos, a utilidade, além de considerarem também o brand equity, a imagem da marca e a qualidade da marca para adquirir produtos e serviçoes turísticos através das OTAs. É importante destacar que os constructos que mais influenciaram diretamente a Intenção de Compra on-line de produtos e serviços turísticos foram o Preço e o Brand Equity. Enquanto que os constructos que mais influenciaram o Brand Equity foram a Qualidade da Marca e a Imagem. Por fim, os resultados da pesquisa ofereceram informações para gestores, empreendedores e pesquisadores, que empenham-se em compreender o comportamento do consumidor on-line em relação a intenção de compra de produtos e serviços turísticos por meio das OTAs.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CYNTHIA HARUMY WATANABE CORRÊA - USP
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externa ao Programa - 1667439 - MABEL SIMONE DE ARAUJO BEZERRA GUARDIA
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN
Externa à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 14/06/2021 13:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao