Banca de QUALIFICAÇÃO: SILMARA DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILMARA DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 19/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

EFEITO DA AURICULOTERAPIA A LASER NO MANEJO DE CLUSTER DE SINTOMAS NEUROPISCOLÓGICOS EM MULHERES SUBMETIDAS À BRAQUITERAPIA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.


PALAVRAS-CHAVES:

Auriculoterapia. Sintomas Concomitantes. Neoplasias Ginecológicas. Braquiterapia. Avaliação de Sintomas.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O cluster de sintomas neuropsicológicos está relacionado à presença de dois ou mais sintomas emocionais e/ou comportamentais que podem surgir no paciente oncológico. Nesse contexto, mulheres com câncer ginecológico submetidas ao tratamento com braquiterapia podem desenvolver sintomas relacionados à ansiedade-distúrbios do sono e fadiga que fazem parte do cluster de sintomas neuropsicológicos. Acredita-se que dentre as estratégias não farmacológicas que podem contribuir para o manejo de sintomas estão as Práticas Integrativas e Complementares, tais como a auriculoterapia a laser, que é uma modalidade da acunpuntura que está sendo utilizada em estudos para o manejo de sintomas. Dessa forma, o estudo tem como Objetivo Geral avaliar o efeito da auriculoterapia a laser na redução de cluster de sintomas neuropsicológicos associados à ansiedade- distúrbios do sono e fadiga em mulheres com câncer ginecológico submetidas à braquiterapia. Trata-se de um estudo multimétodo, composto por dois subprojetos - pesquisa metodológica e experimental do tipo ensaio clínico randomizado. No primeiro subprojeto, será realizada a construção e validação de um protocolo com a descrição da técnica, materiais e pontos da auriculoterapia a laser para redução de ansiedade-distúrbios do sono e fadiga. Essa etapa seguirá o referencial da Psicometria mediante três polos - teórico (revisão de escopo), empírico e analítico (validação e análise estatística). O segundo subprojeto será desenvolvido mediante um ensaio clínico randomizado controlado, duplo-cego, realizado com mulheres diagnosticadas com câncer ginecológico submetidas ao tratamento com braquiterapia ambulatorial. O estudo será realizado na Liga contra o câncer Norte Riograndense, Natal, Brasil. Destaca-se que o Grupo Experimental receberá a auriculoterapia a laser em pontos determinados conforme protocolo validado. E, o Grupo Controle (placebo) receberá uma simulação da auriculoterapia a laser. A amostra será do tipo probabilística realizada mediante cálculo amostral. Em relação aos instrumentos para coleta de dados será utilizado o Inventário de Ansiedade de Beck, Índice de Qualidade de Sono, Escala de Fadiga de Piper e um instrumento de caracterização dos participantes. É importante destacar que o projeto seguirá as exigências éticas de pesquisa com seres humanos e será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Presidente - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Externa ao Programa - 2553720 - KATIA REGINA BARROS RIBEIRO - null
Notícia cadastrada em: 05/03/2024 16:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao