Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLY SANTOS COSSI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLY SANTOS COSSI
DATA : 20/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de enfermagem
TÍTULO:

Eficácia do objeto virtual de aprendizagem sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem obstétrica


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. Diagnóstico de enfermagem. Tecnologia educacional. Aprendizagem baseada em problemas.  


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O estudo objetiva analisar a eficácia de um objeto virtual sobre enfermagem obstétrica, baseado na aprendizagem baseada em problemas, como estratégia educativa para o raciocínio diagnóstico de alunos da graduação. Tratar-se-á deuma pesquisa metodológica, a ser executada em quatro etapas, a saber: elaboração dos problemas a serem utilizados no objeto virtual de aprendizagem; análise do conteúdo dos problemas por especialistas; desenvolvimento do objeto virtual de aprendizagem e aplicação do objeto virtual no grupo experimental. Na primeira etapa, a elaboração dos problemas pela pesquisadora será baseada nos conteúdos programáticos da disciplina sobre enfermagem obstétrica. Na etapa seguinte, o conteúdo dos problemas será analisado por 22 enfermeiros especialistas em raciocínio diagnóstico e/ou obstetrícia. A terceira etapa envolverá o desenvolvimento do software e contará com as fases de planejamento dos recursos financeiros e tecnológicos necessários à execução e programação. Após a criação, será testada a usabilidade do software no laboratório do Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a fim de identificar possíveis problemas pelos participantes no uso da tecnologia computacional. Em seguida, realizar-se-á a quarta etapa do estudo, que consistirá na aplicação do objeto virtual, da qual participarão discentes do sétimo período do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Os participantes serão divididos randomicamente nos grupos experimental e controle. Os alunos participarão das seguintes fases: pré-teste dos grupos experimental e controle; aplicação do objeto virtual de aprendizagem, seguindo os passos da aprendizagem baseada em problemas, no grupo experimental; avaliação da tecnologia educacional utilizada pelo grupo experimental; e aplicação do pós-teste nos dois grupos envolvidos. Os dados serão armazenados em planilhas do software Excel e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Após aprovação no exame de qualificação, o projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguindo os preceitos éticos e legais da pesquisa com seres humanos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo à Instituição - MARCOS VENÍCIOS DE OLIVEIRA LOPES - UFC
Externo à Instituição - VANESSA EMILLE CARVALHO DE SOUSA - UNILAB
Notícia cadastrada em: 23/05/2017 16:06
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