PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Téléphone/Extension: (84) 99229-6445 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYRA MONTENEGRO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRA MONTENEGRO DE SOUZA
DATA: 19/09/2011
HORA: 14:00
LOCAL: Teatro Laboratório Jesiel Figueredo - DEART
TÍTULO:

O Ator que Canta um Conto: a utilização de parâmetros musicais na voz do ator


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Voz, ator, parâmetros musicais.

 Key-Words: Voice, actor, musical parameters.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO:

RESUMO: O dizer no teatro, sendo uma forma de poesia oral, está mais próximo do canto do que da fala cotidiana (ZUMTHOR, 2010). Assim, é importante que o ator conheça os parâmetros que regem o canto – os parâmetros musicais – para aprimorar o seu trabalho vocal. Esta pesquisa de mestrado busca unir teoria e prática. Ela é movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretize como movimento vivo e transformador. A atriz/pesquisadora investiga formas de utilizar parâmetros musicais como ferramentas no processo de criação da voz do ator para uma encenação e sugere uma notação específica com marcações rítmicas, melódicas e expressivas para “visualizar” o som e registrar partituras vocais construídas em um processo criativo. Há também o relato de experiências pedagógicas, nas quais a atriz/pesquisadora explora estratégias para ensinar a apropriação de parâmetros da música na construção do trabalho vocal do ator.

ABSTRACT: As a form of oral poetry, the oral expression in theater is closer to singing than everyday speech (ZUMTHOR, 2010). Thus, it is important for the actor to know the parameters that rule singing – the musical parameters – in order to improve his vocal work. This research intends to connect theory and practice. It is moved by the desire to pursue a vocal expression in theater that unfolds as living and transforming movement. The actress/researcher investigates ways to utilize musical parameters as tools in the creation process of the actor’s voice for a play. She suggests a specific notation with rhythmic, melodic and expressive appointments, to “visualize” the sound and register vocals scores built in the creative process. There is also the report of pedagogical experiences, in which the actress/researcher explores strategies to teach the appropriation of musical parameters in the construction of the vocal work of the actor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EURIDES DE SOUZA SANTOS - UFPB
Interno - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Presidente - 6348035 - VERA LOURDES PESTANA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 14/09/2011 10:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao