PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Téléphone/Extension: (84) 99229-6445 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO SANTOS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO NONATO SANTOS DA COSTA
DATA: 19/08/2011
HORA: 15:30
LOCAL: Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo - Departamento de Artes
TÍTULO:

Escarcéu e Escassez no no Teatro de Mossoró: Percursos e Percalços de Uma Dramaturgia na Rua.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Apropriação, Dramaturgia, Teatro de Rua, Processo Colaborativo, Cultura Popular.

Key-Words: Appropriation, Dramaturgy, Street Theatre, Collaborative Process, Popular Culture.


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Dramaturgia
RESUMO:

RESUMO: A pesquisa que ora apresentamos é resultado da análise da montagem do espetáculo teatral de rua intitulado A Árvore dos Mamulengos, decorrente da apropriação do texto dramatúrgico de autoria de Vital Santos, mantido em temporada durante os anos de 1989 e 2001, pela Companhia Escarcéu de Teatro, na cidade de Mossoró/RN. Mapeamos a partir das vozes e memórias dos atores e atrizes que vivenciaram a experiência da encenação, os desdobramentos e conquistas decorrentes dos doze anos da temporada. Em nosso estudo consideramos a importância da opção pelo espaço aberto de ruas e praças, local da representação do espetáculo, como fator catalisador das escolhas estéticas do grupo, e a adoção do processo colaborativo como metodologia de trabalho pelos realizadores da encenação, bem como, os determinantes sócios culturais locais em que o espetáculo foi realizado.

ABSTRACT: This research is a result of the theatrical Street show named A Árvore dos Mamulengos, an appropriation of the drama text by Vital Santos, and that lead been in season from 1989 to 2001, with the Companhia Escarcéu de Teatro, in the city of Mossoró/RN, Brazil. The intention here is to mapping the voices and memories of actors and actresses experiences, the developments and achievements witch resulted from the twelve years season. In this study we leave taken under consideration the importance of the choice for the open space such as streets and squares as the main local for representation considering it as a catalyst factor of aesthetic choice. However, we`ve consider the option for the collaborative process as the methodology staging interpreters, as well as the cultural determinants that were taking place deeming the realization of the spectacle.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550297 - ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Interno - 1345775 - MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
Externo à Instituição - LEMUEL RODRIGUES DA SILVA - UERN

Notícia cadastrada em: 09/08/2011 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao