PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Téléphone/Extension: (84) 99229-6445 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUMMENIGGE MEDEIROS DE ARAÚJO - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RUMMENIGGE MEDEIROS DE ARAÚJO

DATA: 21/09/2010

HORA: 15:00

LOCAL: Mini Auditório - Sala 25 (Departamento de Artes)

TÍTULO:

Paisagens Pós-Dramáticas: A Tensão entre Texto e Cena na Configuração do Teatro Contemporâneo


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Paisagens visuais, pós-dramático, hibridismo, Gerald Thomas

Key-Words: Visual landscapes, post-dramatic, hybrid, Gerald Thomas


PÁGINAS: 75

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Artes

SUBÁREA: Teatro

RESUMO:

Resumo: Esse trabalho é fruto de uma inquietação pessoal sobre os “rumos” e a “forma” do teatro na contemporaneidade e a sua relação com as mídias na formação de organismos híbridos em termos gerais, e mais especificamente sobre como se organizam e se apresentam as possíveis ligações, e os diferentes níveis de contatos existentes entre elas, na construção da cena. O objetivo da pesquisa é estudar as ligações entre cena e mídia (projeção de imagens) na formação de organismos híbridos como sendo uma das características estéticas da condição pós-dramática do teatro contemporâneo no Brasil. Como estudo de caso, propõe-se investigar o conceito de paisagens visuais no contexto da obra do encenador brasileiro Gerald Sievers Thomas, mais especificamente suas encenações realizadas no Brasil no período que compreende a primeira década do século XXI: Ventriloquist (2000), Tragédia Rave (2000), Esperando Beckett (2000) Deus Ex-machina (2001), Tristão e Isolda (2003), Um Circo de Rins e Fígados (2005), Tetralogia Asfaltaram a Terra: Brasas no Congelador, Um Bloco de Gelo em Chamas, Terra em Trânsito e Asfaltaram o Beijo (2006), Rainha Mentira (2007) e Luar Trovado (2007).

Abstract: This paper is the result of a personal uneasy about the form and development taken by the contemporaneous theater in what concerns its relationship with others media to create new hybrids organisms, organizing itself through new possibilities, connections, as well as by different levels of arrangements in the construction of the scene. The purpose of this research is to study the connections between the scene and the media within the context of the formation of hybrid organisms as the main aesthetic characteristic of post-dramatic condition of contemporary theatre in brazil. Thus, this work will investigate the concept of visual landscapes within the context of Gerald Sievers Thomas’ work realized in Brazil in the period of the first decade of twenty-first century: Ventriloquist (2000), Tragédia Rave (2000), Esperando Beckett (2000) Deus Ex-machina (2001), Tristão e Isolda (2003), Um Circo de Rins e Fígados (2005), Tetralogia Asfaltaram a Terra: Brasas no Congelador, Um Bloco de Gelo em Chamas, Terra em Trânsito e Asfaltaram o Beijo (2006), Rainha Mentira (2007) e Luar Trovado (2007).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345775 - MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
Interno - 1550297 - ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 1149572 - LISABETE CORADINI
Notícia cadastrada em: 16/09/2010 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao