MARA(CATUCANDO) QUESTÕES RACIAIS: UM CORTEJO EM HOMENAGEM A CULTURA NEGRA
Maracatu, Cultura Negra, Dança, Criação
A dissertação em questão é um cortejo de maracatu no caminhar que enaltece a cultura negra, propõe laboratórios
intitulados Maracatucar, em uma perspectiva de “catucar” (chamar a atenção) das bailarinas da turma de dança
contemporânea da Escola de Balé Sonhos e você, caro leitor e cara leitora, sobre as questões raciais e provocar o
fortalecimento das culturas negras, gerando, portanto, uma discussão em torno do Maracatu enquanto movimento de luta negra, enquanto uma dança popular afro-brasileira, bastante presente, aliás, na nossa cultura nordestina. O
estudo visa ressaltar as possibilidades, existentes nos estudos do campo da dança, (no que diz respeito aos processos de criação) na procura de um reconhecimento sobre ser um corpo negro na sociedade e como isso reflete no contexto social. Além disso, temos o intuito de estudar e mostrar nesse cortejo os elementos do maracatu para
compreender e valorizar sua religiosidade, sua estética da dança e a identidade de uma comunidade negra que sofre diariamente discriminação. Há, portanto, o propósito de promover uma reflexão acerca da identidade cultural afro-brasileira. No que tange à metodologia, o trabalho é de natureza narrativa descritiva de abordagem qualitativa.
Pretende-se, pois, problematizar questões raciais, por meio da experimentação e da criação, levando à reflexão sobre o Maracatu, expressão cultural pernambucana, esta que ecoa em si a luta do povo negro.