ELEMENTOS PEDAGÓGICOS DA OFICINA CORPO RITUAL DO GRUPO TOTEM: o processo de criação da performance “As Dores Delas
Pedagogia da Performance; Grupo Totem; Corpo Ritual; Violência obstétrica.
A presente pesquisa de Mestrado tem por objetivo investigar elementos pedagógicos da Oficina Corpo Ritual do Grupo Totem (Recife/PE), verificando como tais elementos funcionam como condições de possibilidade para o processo de criação da performance “As Dores Delas”, produção artística que imbrica questões de violência obstétrica, empoderamento feminino e artivismo como engajamento político-social. Como resultado parcial dessa pesquisa, tem-se que um dos elementos pedagógicos centrais do Totem envolve o trabalho com o corpo na perspectiva ritualística de Artaud, na medida em que a criação da performance vem daquilo que o corpo atribuiu a si mesmo ao longo das suas experiências de vida, não como representação de um personagem, e sim como um desempenho de si mesmo, no sentido daquilo que corpo, mente e espírito adquiram enquanto aprendizado, onde a materialidade da cena é o corpo do performer, dando importância a tudo que este venha a expor como verdade de si mesma, com ênfase a processos de ritualização.