PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Téléphone/Extension: (84) 99229-6445 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE ASSIS DE LIMA JÚNIOR

DISCENTE : FRANCISCO DE ASSIS DE LIMA JÚNIOR
DATA : 27/07/2018
LOCAL: Departamento de Artes - UFRN- Sala 38D

AS FACES DE GAIA: OS MODOS DE COMPREENSÃO DO CORPO NA GAYA DANÇA CONTEMPORÂNEA

Corpo. Dança. Fenomenologia

Antes de apresentar as configurações atuais, a Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão existente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, passou por diversas e significativas transformações desde o seu advento em 1990 até os dias de hoje. Como a deusa grega e personificação do planeta, Gaia também responde de formas diferentes às situações as quais é submetida e se reinventa como uma nova Terra. Do mesmo modo, este grupo de dança vem se comportando durante sua existência e, a cada situação a que se põe a experienciar, seus modos de compreender o corpo que dança vão sendo alterados e eles se reconfiguram mostrando outras faces distintas. Objetivando entender esses modos de compreensão, nos valeremos da Fenomenologia como ferramenta metodológica para propor atravessamentos e discussões a partir de conceitos inerentes à dança como: dança e educação, dança e rendimento, dança e criação. Os resultados apontam para três faces distintas apresentadas pelo grupo em sua linha do tempo e que delimitarão os capítulos do texto: a primeira face com foco no caráter artístico-pedagógico; a segunda evidenciando uma busca por um padrão estético de alto rendimento técnico e artístico e a terceira primando pelas coletividades. Para efeitos da qualificação da pesquisa, apresentaremos a primeira face e seus atravessamentos conceituais.

Presidente - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Interno - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES