PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Téléphone/Extension: (84) 99229-6445 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: IANE LICURGO GURGEL FERNANDES

DISCENTE : IANE LICURGO GURGEL FERNANDES
DATA : 25/04/2018
LOCAL: Sala 38 D - DEART UFRN

O improvisar e o compor em dança na escola: Trajetos em construção.

Escola; Ensino de dança; Composição Coreográfica; Improvisação

Essa pesquisa de mestrado aborda uma reflexão em torno da improvisação e da composição como conteúdos da dança e possíveis estratégias para o seu ensino nas aulas de dança na educação básica. Temos por objetivo discutir os conceitos de improvisação e composição na dança e as prováveis relações entre esses conceitos e os modos de pensá-los na dança contemporânea. Também objetivamos investigar as estratégias de ensino desses conteúdos nas aulas de dança a partir do diálogo com os entrevistados e com a literatura especializada. O trabalho se caracteriza por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e de cunho teórico e tem como interlocutores professores formados nas áreas de Dança, Artes Cênicas e áreas correlatas que foram aprovados em concursos públicos para a vaga de professor de dança no município de natal e em outras cidades do Rio Grande do Norte e autores que dialogam com essa temática como Ostrower (2013, 2014), Muniz (2015), Alvarenga (2015), Almeida (2015), Salles (2013, 2015), Lobo e Navas (2007), Louppe (2012), Rocha (2016) dentre outros. Sabendo a Dança como área de conhecimento, nosso estudo tece um trajeto dos percursos enfrentados pelos professores para realizar o trabalho com a composição e a improvisação com seus alunos no ensino formal e alguns modos de desenvolvimento desses conteúdos a partir da prática pedagógica desses professores. Foi possível compreender que a improvisação em dança e a composição coreográfica são conteúdos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras e artísticas, além de formar alunos mais autônomos, criativos, críticos, flexíveis, tolerantes e mais confiantes a partir de uma referência estética da dança contemporânea utilizada como um indicativo nas estratégias das professoras.

Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Presidente - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES