PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Téléphone/Extension: (84) 99229-6445 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de DEFESA: ABRAÃO LINCOLN ROSENDO FRAZÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ABRAÃO LINCOLN ROSENDO FRAZÃO
DATA : 31/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Artes - UFRN- Sala 38D
TÍTULO:

Formação do Sujeito Espectador: Uma Experiência com o Projeto Encontro com o Artista/IFRN-Campus Macau


PALAVRAS-CHAVES:

Apreciação. Ensino Médio. Teatro


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A pesquisa considerou o espaço escolar como mundo vivido dos fazeres artísticos relacionados a arte do teatro a partir da apreciação artística do Projeto “Encontro com o Artista”, em especial no IFRN Campus Macau. O objetivo dessa pesquisa dissertativa foi compreender e refletir sobre o processo de ensino de teatro a partir da apreciação de espetáculos teatrais por meio do Programa “Encontro com o Artista”, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau, entre os anos 2015 e 2016, para as turmas da 2ª série do Ensino Médio que frequentam o componente curricular Arte/teatro.  A partir do objetivo proposto questionou-se: Como os alunos do Ensino Médio podem aprender sobre teatro por meio da apreciação de espetáculos teatrais? Como esses discentes podem compreender a linguagem teatral por meio de debates e processos de mediação? Como ampliar o acesso à arte do teatro dentro da escola e a reflexão crítica para a construção de um sujeito espectador? O aporte metodológico baseou-se na pesquisa Qualitativa tendo como abordagem a Ação-Participante. Ao adotar tal abordagem metodológica considerou-se a inserção do pesquisador no meio pesquisado, a participação efetiva da população pesquisada na pesquisa, a transformação da realidade. A pesquisa apoiou-se ainda nos estudos e reflexões de Barbosa (1991) em especial na sua Abordagem Triangular, de Desgranges (2010) quando discute a Pedagogia do Espectador, de Pavis (2003) ao analisar o espetáculo, de Freire (1996) quando considera a educação como autonomia e de Araújo (2012) e suas inter-relações entre tecnologia, espectador e cena. Considerou-se que essa experiência artístico-pedagógica denominada Encontro com artista, apresentou um caráter de extrema importância no que diz respeito ao campo do ensino da arte desenvolvido no Instituto Federal Campus Macau.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Externo à Instituição - RUMMENIGGE MEDEIROS DE ARAÚJO - IFRN
Notícia cadastrada em: 30/08/2017 17:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao