PPGARC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DIREÇÃO DO CCHLA Téléphone/Extension: (84) 99229-6445 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgarc

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA LIRA AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA LIRA AMORIM
DATA: 18/12/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 09 – Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo (DEART)
TÍTULO:

Na memória e no presente: investigações sobre o espetáculo de dança paraibano Caldo da Cana


PALAVRAS-CHAVES:

dança, história da dança, memória, processos de criação.

Key-Words: dance, dance history, memory, creative process.



PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança
RESUMO:

Esta pesquisa visa investigar o espetáculo de dança Caldo da Cana que estreou em João Pessoa-PB, em setembro de 1984. Problematiza de modo teórico-prático o fazer história da dança, investigando essa possibilidade através da própria dança. Surge a partir da constatação de que a dança possui especificidades que não podem ser negligenciadas pelo relato histórico. Neste sentido iniciou-se o levantamento de um referencial teórico que dialoga com as questões apontadas e se desdobra por meio de uma pesquisa de campo, que inclui coletar testemunhos de pessoas que participaram do espetáculo; uma pesquisa documental, reunindo vestígios materiais e finalmente é composta de uma parte prática com uma pesquisa experimental, ao transpor o conhecimento histórico elaborado para o corpo, através de um processo criativo, tendo como resultado a construção de um solo de dança.

Abstract: This research aims to investigate the dance piece Caldo da Cana which premiered in João Pessoa-PB, in September 1984. It problematizes theoretical and practical way to make dance history, investigating this possibility through the dance itself. Arises from the fact that the dance has specific characteristics that can not be neglected by the historical account. In this sense, it was initiated by the raising of a theoretical framework that speaks to the indicated issues and unfolds through a field study, which includes collecting testimonies from people who participated in the show, documentary research, gathering material traces and finally consists a practical part with experimental research, by transposing elaborated historical knowledge into the body through a creative process, resulting in the construction of a solo dance.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUILHERME BARBOSA SCHULZE - UFPB
Presidente - 1288360 - NARA GRACA SALLES
Interno - 2200162 - TEODORA DE ARAUJO ALVES
Notícia cadastrada em: 10/12/2013 15:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao