Banca de DEFESA: ANA EUGENIA DE VASCONCELOS VILLAR

DISCENTE: ANA EUGENIA DE VASCONCELOS VILLAR

DATA: 25/03/2011

LOCAL: Sala multimeios do NEPSA/CCSA

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: concepções e ações na UFRN, sob a temática direitos humanos e justiça no período de 2008 a 2010.

Sociedade, Universidade, Extensão Universitária e Formação Acadêmica Cidadã

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Serviço Social

SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

Este trabalho teve como proposta a realização de um estudo sobre a Extensão Universitária, tomando como referência para pesquisa as ações extensionistas na área temática direitos humanos e justiça, desenvolvidas no período de 2008 a 2010 na UFRN. Para tanto, buscou conhecer as concepções de extensão no Brasil a partir da década de 70 até a contemporaneidade. Neste estudo foi considerado o contexto social neoliberal em que está inserida a Universidade, numa conjuntura de políticas educacionais centrada na hegemonia das idéias liberais sobre a sociedade, como reflexo do grande avanço do capital sobre a organização dos trabalhadores nas últimas décadas, intensificado nos anos 90. Dentre as motivações para este estudo esteve o ensejo de apreender qual e/ou como, se estabelece o compromisso das instituições públicas de ensino superior com as camadas menos favorecidas da sociedade e que segundo NOGUEIRA (2001) a Extensão é, resgatada como meio pelo qual a Universidade vai cumprir sua função social. Para o presente estudo delimitou-se como objetivo geral, analisar na dinâmica da universidade às ações de extensão universitária, na perspectiva da formação cidadã e como espaço de compromisso social da universidade com a sociedade na atual conjuntura neoliberal. Numa perspectiva crítica esta pesquisa buscou investigar e conhecer na realidade social o objeto central deste estudo, com vista a apreender a necessidade de um novo processo de ensino/aprendizagem, de uma nova prática universitária com a finalidade de promover efetivamente uma formação acadêmica cidadã. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com docentes, discentes e comunidade externa envolvidos em ações de extensão no período delimitado pela pesquisa, onde foi observado que a atividade acadêmica de extensão universitária é imprescindível para a formação acadêmica cidadã, bem como teve seu reconhecimento como espaço privilegiado para universidade realizar o seu compromisso social junto à sociedade, uma vez que une o saber científico e o popular na perspectiva da construção de um novo conhecimento e da transformação social.

Presidente - 025.618.324-49 - DENISE CAMARA DE CARVALHO - UFRN
Externo à Instituição - GEOVANIA DA SILVA TOSCANO - UERN
Interno - 1149382 - IRIS MARIA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 11/03/2011 08:40