Banca de DEFESA: SABRINA SILVA ZACARON

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA SILVA ZACARON
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Nepsa 2

PRECEPTORIA EM SERVIÇO SOCIAL: UM ESTUDO NOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO NORDESTE GERIDOS PELA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES-EBSERH

Serviço Social; Residência em Área Profissional da Saúde, Preceptoria; Formação em serviço; Gestão dos Hospitais Universitários.

A presente tese tem como tema Preceptoria em Serviço Social no âmbito dos Hospitais Universitários do Nordeste, geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Trata-se de uma empresa pública de direito privado. A transferência da gestão e execução do complexo hospitalar dos HUs por prazo indeterminado à EBSERH rompe com o caráter eminentemente público da Universidade e permite que a lógica do setor privado seja predominante nesse espaço. Portanto, estar inserida num Hospital Universitário, cuja gestão está sob a responsabilidade de uma empresa regida pela lógica privatista, traz inquietações e suscita a necessidade de refletir o trabalho do assistente social na preceptoria num contexto institucional onde há uma primazia da assistência em detrimento do ensino. Nesse contexto, esta Tese tem como objetivo geral analisar a preceptoria em Serviço Social nos Programas de Residência Multiprofissionais da região Nordeste vinculados aos Hospitais Universitários geridos pela EBSERH. Apresenta como objetivos específicos: mapear o perfil acadêmico-profissional dos/as assistentes sociais preceptores/as dos Programas de Residência dos HUs geridos pela EBSERH na região Nordeste, identificar as condições e relações de trabalho desse público; bem como analisar como se desenvolve a preceptoria nesse espaço. A pesquisa foi guiada pelo método materialista histórico dialético. No tocante à metodologia, trata-se de revisão bibliográfica e pesquisa explicativa, destinada aos 52 preceptores/as de referência de 09 HUs, através de formulário com enfoque misto, disponibilizado por meio da plataforma digital do google forms. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do HUOL/UFRN e pelos Comitês de Ética da MEAC/UFC e do HUPAA- instituições coparticipantes que exigiram apreciação em Comitê próprio. A participação foi voluntária com adesão de 25 profissionais. Os dados coletados foram examinados pelo método de Análise de Conteúdo. A pesquisa confirmou que a preceptoria tem se consolidado como espaço de reprodução da dinâmica tecnicista, como atividade secundarizada diante da supremacia da assistência em detrimento do ensino no âmbito dos HUs. Dessa monta, faz-se necessária a definição de uma política de apoio e fomento a esta atividade, que incentive educação em saúde e potencialize a qualidade da formação e das pesquisas integradas aos serviços assistenciais.

Presidente - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Interna - 1694568 - DANIELA NEVES DE SOUSA
Interna - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Externa à Instituição - HILDERLINE CAMARA DE OLIVEIRA - UnP