Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA TUANE LIMA DO NASCIMENTO

DISCENTE : LARISSA TUANE LIMA DO NASCIMENTO
DATA : 06/10/2023
LOCAL: Natal-RN

PANDEMIA DA COVID-19 E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA  NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CAPOEIRAS, EM MACAÍBA/RN

Saúde da população negra; saúde quilombola; comunidades e povos tradicionais; pandemia.

O presente projeto de dissertação, intitulado “Pandemia da Covid-19 e saúde da população negra: um estudo sobre os impactos da pandemia na comunidade quilombola de Capoeiras, em Macaíba/RN”, tem por objetivo analisar as implicações da pandemia de Covid-19 na saúde da população Quilombola de Capoeiras. Para tanto, pretende mapear e analisar dados sociodemográficos da comunidade gerados durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021. Nesse sentido, almeja identificar e analisar quais políticas públicas foram desenvolvidas para o enfrentamento da pandemia na comunidade quilombola de Capoeiras e analisar as estratégias de resistência exercida pelo quilombo no enfrentamento da pandemia. Trata-se, pois, de uma pesquisa orientada pelo método crítico dialético, com abordagem qualitativa. Dar-se-á por meio da análise documental e bibliográfica em meios físicos e virtuais de teses e dissertações concernentes à temática, publicadas em repositórios das universidades públicas federais, bem como artigos e livros nas plataformas da Scientific Eletronic Library Online (ScieELO) e o Google Acadêmico. Inclui-se ainda dados secundários de documentos coletados de bancos oficiais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro único (CadÚnico), Fundação Cultural Palmares, dentre outros órgãos responsáveis pelos quilombos no Brasil. Para os dados secundários serão estabelecidos como recorte temporal os anos 2020 a 2021, devido ser o período da pandemia. Soma-se a isso a realização de entrevista semiestruturada com roteiro prévio com um coordenador da política de promoção da igualdade racial do estado do Rio Grande do Norte e um do munício de Macaíba, para identificar quais foram as responsabilidades assumidas pelas gestões concernente ao combate da pandemia em Capoeiras. Também serão entrevistadas quatro lideranças de Capoeiras, para identificar quais as estratégias utilizadas e de que maneira se organizaram frente à salvaguarda da comunidade perante a disseminação do vírus. A análise dos dados coletados para este trabalho se propõe a ter como norte o desvelamento das aparentes causalidades e efeitos que, expressos nas particularidades da reprodução social das comunidades remanescentes de quilombos, possam evidenciar a produção e promoção à saúde e manutenção da vida da população negra quilombola considerando os impactos do racismo estrutural e da ação ou omissão do poder público, da mesma forma, busca-se a apreensão dos impactos da pandemia na vida deles. Logo, o aprofundamento desta temática é relevante, pois coloca como inquietação e desafio pensar o racismo que estrutura a formação sócio-histórica do Brasil que incide diretamente na questão social. Diante do recrudescimento do racismo, reacionarismo e obscurantismo na conjuntura brasileira sob o governo de ultradireita de Jair Bolsonaro (2018-2023), e das consequências que processos de reprodução do racismo podem fomentar, este estudo aspira ampliar o debate das questões étnico-raciais. Consideramos, por fim, que as políticas públicas no atual contexto brasileiro de crise política, econômica e sanitária, ao serem formuladas e implementadas, devem considerar de modo urgente o contexto de desigualdades sociais agudizadas pela COVID-19, admitindo marcadores sociais de diferença como raça, classe e gênero, exigindo do Estado, proteção social assegurada para plena execução e efetivação da proteção social dos quilombos.

Presidente - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Interna - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Externa ao Programa - 1091789 - JANAIKY PEREIRA DE ALMEIDA - UFRNExterna à Instituição - MARIA DO SOCORRO RAYOL AMORAS - UFPA
Notícia cadastrada em: 26/09/2023 17:16