Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS RAFAEL LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINÍCIUS RAFAEL LOPES
DATA : 19/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: NEPSA II - CCSA / UFRN
TÍTULO:

O ESTADO DA ARTE SOBRE O CONSERVADORISMO NAS PRODUÇÕES TEÓRICAS DO SERVIÇO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM A DIREÇÃO SOCIAL DO PROJETO PROFISSIONAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto ético-político. Conservadorismo. Direção social. Serviço Social.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

Considerando o fenômeno do conservadorismo como uma expressão ideológica a serviço da ordem vigente, e que o mesmo data de seu surgimento pós Revolução Francesa, o projeto ora apresentado objetiva realizar o estado da arte acerca do conservadorismo na produção teórica do Serviço Social e como o mesmo tem rebatido na direção social estratégica do chamado projeto ético-político. Busca-se, portanto, analisar quais as principais tendências que o conservadorismo vem apontando e como a categoria profissional problematiza tais tendências. O estudo é fundamentado no método crítico-dialético, tendo em vista o mesmo captar o fenômeno em suas múltiplas determinações. Elegemos para análise as produções do Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social (ENPESS), nas edições de 2014 a 2018, haja vista ser um contexto emblemático para a conjuntura brasileira, tendo como clímax o processo de impeachment contra a ex-presidenta Dilma Rousseff. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que as transformações conjunturais catalisam as mais variadas expressões do conservadorismo, trazendo, em larga medida, inúmeros desafios ao Projeto Ético Político do Serviço Social (PEPSS). A escolha do ENPESS justifica-se, dentre outros fatores, por ser um evento que reúne diversos pesquisadores da área de Serviço Social, os quais trazem à baila temáticas diversas e, por conseguinte, revelam as tendências da profissão no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Interna - 025.430.594-66 - LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CANTALICE - UFPB
Interna - 6347119 - MARIA CELIA CORREIA NICOLAU
Externa ao Programa - 2297598 - MIRIAM DE OLIVEIRA INACIO
Notícia cadastrada em: 18/06/2019 09:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao