Banca de DEFESA: LEONARDO MOREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : LEONARDO MOREIRA DOS SANTOS
DATA : 04/08/2018
LOCAL: UECE - DESSO

Ludwig von Mises como arma política da extrema-direita brasileira

Ludwig von Mises. Neoliberalismo. Extrema direita.

O presente trabalho objetiva investigar a influência do autor da escola austríaca de economia Ludwig von Mises na atuação de grupos de extrema-direita no Brasil contemporâneo. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa se fundamenta numa análise crítica e de totalidade do objeto de estudo. A estratégia de investigação utilizada foi a análise documental das propostas do I Congresso Nacional do Movimento Brasil Livre e de autores centrais do sitio na internet do Instituto Von Mises Brasil, desvendando qual a função sociopolítica da divulgação da obra de Ludwig von Mises na realidade brasileira. A análise recai sobre a atuação política de tais grupos, considerando o seu caráter militante e as suas pautas profundamente neoliberalizantes para um Estado que há mais de vinte anos dedica-se na implementação desse receituário, mesmo que com variações conjunturais ao logo dessas décadas. A pesquisa aborda as características centrais do pensamento desse autor e a forma como essas se inserem na herança do liberalismo clássico do século XIX, bem como sua aproximação com o pensamento conservador. Em sequência, busca-se apreender a formação da dominação burguesa no Brasil e seu papel nas transformações capitalistas, que se iniciam com a industrialização brasileira das primeiras décadas do século XX. Analisa-se os efeitos dessas características da formação sóciohistórica brasileira com a implementação do neoliberalismo no país, que inicia nos anos de 1980 e se consolida na década seguinte. Trata-se, ainda, de analisar as mudanças e continuidades do receituário neoliberal nos governos do Partido dos Trabalhadores, iniciados em 2002, e a crise política, inaugurada pela crise de governabilidade petista em relação intrínseca com a nova crise econômica mundial. Evidencia-se a importância e visibilidade social que tem alcançado as organizações neoliberais voltadas ao desenvolvimento de pesquisa, à difusão ideológica e militante, os chamados Think Tanks, como centro aglutinador de uma extrema-direita, ganhando espaço na estratégia das classes dominantes para o seu novo ciclo político.

Interno - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Externo ao Programa - 1694568 - DANIELA NEVES DE SOUSA