Banca de DEFESA: ÉRIKA LUZIA LOPES DA SILVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉRIKA LUZIA LOPES DA SILVA FERREIRA
DATA : 30/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Nepsa 2
TÍTULO:

 

DO ACESSO À PERMANÊNCIA: A POLÍTICA DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFRN



PALAVRAS-CHAVES:

 

Política de Inclusão. Deficiência visual. Preconceito. Ensino Superior


 

 



PÁGINAS: 130
RESUMO:

 

O trabalho analisa elementos da política de inclusão de estudantes cegos na educação superior brasileira e para tanto, examina o processo que envolve o acesso e a permanência deste estudante à graduação na UFRN. Neste sentido, deseja examinar o lugar da política inclusiva para os estudantes cegos, identificando suas dificuldades e desafios. Em adição, constituiu-se reflexões acerca do percurso histórico das pessoas com deficiência ao longo da história ocidental, visando compreender como o Estado e a Sociedade entendiam e reconheciam a existência dessas pessoas. Assinala que é a partir da concepção moderna de direitos universais que esta antiga percepção passa a ser rejeitada em troca da noção de equidade. Ainda analisou-se as políticas educacionais já desenvolvidas no Brasil direcionadas às pessoas com necessidades específicas com ênfase nas pessoas com deficiência visual. Para tanto, no referido estudo constatou-se, através de uma pesquisa qualitativa norteada pela concepção dialética e aplicada através do emprego de pesquisa documental, observação, entrevistas semiestruturadas e fundamentação teórica sobre a temática em questão. O universo da análise foram 05 (cinco) estudantes cegos matriculados nos cursos de Dança, Gestão Hospitalar, Gestão em Serviços de Saúde, História e Música da graduação presencial, do Campus Central desta instituição, no período de 2012 a 2015. Os resultados desse estudo indicam que as barreiras atitudinais da comunidade acadêmica ainda são as maiores dificuldades no quesito da permanência e conclusão dos cursos frequentados por estes estudantes. Considerando a categoria deficiência como uma premissa socialmente erigida, mediante um padrão de normalidade constituída por uma sociabilidade que confere à deficiência um lugar de exclusão e preconceito. Deste modo, o estudo mencionado, não tem a pretensão de esgotar a temática acerca da política de inclusão dos estudantes cegos da UFRN e sim subsidiar futuros estudos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2185695 - ANTOINETTE DE BRITO MADUREIRA
Externo ao Programa - 2314135 - ILKA DE LIMA SOUZA
Externo à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Interno - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/11/2016 16:00
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