Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYLA PRISCILA SOUZA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHEYLA PRISCILA SOUZA DE OLIVEIRA
DATA: 08/06/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Sala multimeios do NEPSA/CCSA
TÍTULO:

A Materialização do Projeto Ético-Político do Serviço Social na Atenção Básica de Saúde do Município do Natal/RN: entre a realidade e a utopia.


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Saúde - Atenção Básica- Projeto Ético-Político do Serviço Social - Trabalho profissional.


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

O presente projeto tem como objeto de investigação o desenvolvimento do Projeto Ético-Político do Serviço Social no exercício profissional na Atenção Básica de saúde do município do Natal/RN, por compreender a importância da inserção desse profissional na Atenção Básica com vistas à democratização do acesso e a efetivação do direito fundamental à saúde. As mudanças engendradas pelo projeto neoliberal a partir dos anos de 1990, no Brasil, causaram sérias consequências para a classe trabalhadora no que concerne a materialização dos direitos sociais, uma vez que o ideário neoliberal preconiza a redefinição do papel do Estado no sentido de transformá-lo em mínimo para o social e máximo para o econômico. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral analisar como tem se desenvolvido a materialização do Projeto Ético-Político do (a) assistente social na Atenção Básica da Política de Saúde no município de Natal/RN, com o intuito de contribuir para a discussão do projeto profissional como elemento norteador e indispensável para o Serviço Social. Para tanto buscaremos identificar as condições de trabalho que circunscrevem o exercício profissional das assistentes sociais na atenção básica de saúde no município de Natal/RN; avaliar o fazer profissional dos (as) assistentes sociais na atenção básica de saúde no município do Natal/RN; elucidar a compreensão que os (as) profissionais possuem acerca do Projeto Ético-político. A pesquisa é de cunho qualitativo e terá como método o materialismo histórico e dialético. Tendo como sujeitos de pesquisa os (as) assistentes sociais lotados na Atenção Básica de Natal/RN. Para coleta de dados serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, que posteriormente serão analisados a partir da técnica da análise de conteúdo.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Interno - 6347119 - MARIA CELIA CORREIA NICOLAU
Externo à Instituição - MOEMA AMÉLIA SERPA LOPES DE SOUZA - UEPB
Notícia cadastrada em: 01/06/2015 16:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao