Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA COSTA DE PAIVA MENDONCA

DISCENTE: LAURA COSTA DE PAIVA MENDONCA
DATA: 11/05/2015
LOCAL: Nepsa - Sala multimeios

O ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES EM SAÚDE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UFRN: ACÚMULO E DESAFIOS TEÓRICOS, POLÍTICOS E METODOLÓGICOS

Saúde, Serviço Social, Dissertações, Estado da arte, PPGSS.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Saúde
 A pós-graduação em Serviço Social vem se tornando ao longo dos anos um importante espaço tanto para a universidade quanto para a categoria profissional que o curso representa, de modo a auxiliar cotidianamente na formação e atuação profissional bem como na elaboração e (re)estruturação de políticas sociais. O programa de pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem se fortalecendo nestes quatorze anos de existência, sendo frequente a inserção de alunos de outros áreas, agregando ao programa o caráter de integração com os demais campos do saber, contribuindo assim para estudos com maior rigor teórico e expressiva reflexão crítica, características intrínsecas ao Serviço Social, discutindo temas de relevância social que perpassam os mais variados campos de atuação do Assistente Social e demais profissões que atuam em conjunto com este, como por exemplo a Assistência, Criança e do Adolescente e a Saúde. Nesse sentido, o referido anteprojeto de pesquisa encontra-se imerso no mundo da pós-graduação, mais especificamente do programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visando discutir os elementos que o constituem, como as gestões do programa, o corpo docente e as produções acadêmicas. No entanto, apesar deste espaço abarcar tal discussão, o cerne da questão posta aqui será analisar as dissertações em saúde nos quatorze anos de existência do referido programa de pós-graduação, buscando apreender quais os temas mais discutidos, quais tendências teórico-metodológicas são mais utilizadas pelos mestrandos, destacando o contexto econômico-político e social em que as pesquisas se desenvolvem. Para além de problematizar sobre a saúde, tema de significativa relevância por interagir diretamente com todos os demais campos da vida dos sujeitos, e, por tanto, com o conjunto das políticas sociais; espera-se compreender como vem se estruturando o programa, suas conquistas, quais desafios precisam ser enfrentados e quais as alternativas de crescimento podem ser indicadas a partir deste estudo. Para tal feito, será realizada a técnica do Estado da Arte, que busca investigar de modo profundo e completo o objeto de estudo, categorizando-o para melhor abordagem e compreensão, o que nos permite apreender com maior riqueza de detalhes o objeto da pesquisa. Assim, o Estado da Arte será realizado nas dissertações em saúde produzidas no período de 2000 a 2014, totalizando 20 dissertações, que serão divididas em eixos de análise para facilitar a apreciação.

Presidente - 1674668 - MARIA REGINA DE AVILA MOREIRA
Interno - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Interno - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Interno - 1149382 - IRIS MARIA DE OLIVEIRA