Banca de QUALIFICAÇÃO: MENILLA MARIA ALVES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MENILLA MARIA ALVES DE MELO
DATA : 26/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE QUELANTE, ANTIOXIDANTE, ANTICOAGULANTE, IMUNOMODULADORA E CICATRIZANTE DO PEPTÍDEO ANIÔNICO (TanP) DA PEÇONHA DO ESCORPIÃO Tityus stigmurus.


PALAVRAS-CHAVES:

Peptídeo aniônio. Quelante. Antioxidante. Peptídeo TanP. Tityus stigmurus.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Peptídeos aniônicos, ou ácidos, de escorpiões correspondem a classe de peptídeos sem ligações dissulfeto, ricos em resíduos de ácido aspártico e/ou glutâmico em sua sequência primária. TanP é um peptídeo aniônico, linear, com 50 resíduos de aminoácidos e carga líquida -20, identificado na peçonha do escorpião Tityus stigmurus através de uma análise transcriptômica e com posterior confirmação por espectrometria de massas. Um estudo anterior indicou que TanP possui potencial quelante para o íon Cu (II), além de potencial imunomodulador. A aplicação terapêutica de moléculas quelantes está relacionada a casos de intoxicações agudas ou crônicas por metais, doenças neurodegenerativas, doenças hematológicas, cicatrização de feridas cutâneas, doenças cardiovasculares e câncer. Neste estudo foi realizada a avaliação da atividade quelante de TanP com relação a novos metais de importância biológica, bem como ampliado a investigação do potencial biológico do peptídeo, como molécula antioxidante, hemostática, imunomoduladora e cicatrizante de feridas. Utilizou-se a espectroscopia UV-visível e fluorescência para avaliar a atividade quelante de TanP na presença de íons Fe (II), Ca (II) e Zn (II). As demais atividades biológicas, como atividade antioxidante, anticoagulante, hemolítica, imunomoduladora e cicatrizante, foram avaliadas por ensaios in vitro. TanP (25 μM) foi capaz de formar complexos estáveis com Fe (II) numa proporção de 1:5 (TanP:Fe2+). A intensidade de fluorescência de TanP (1,12 μM) diminuiu significativamente após adição de ferro (II), obtendo-se que a maior relação 1:7,4 (TanP:Fe2+) levou à menor intensidade de fluorescência. TanP apresentou o máximo de 3% de atividade hemolítica quando avaliado na maior concentração (50 μM). TanP exibiu capacidade de sequestro dos radicais DPPH acima de 70% em todas as concentrações testadas (1 a 25 μM), 94% de atividade quelante de ferro em 50 μM e 96% de atividade de sequestro do radical hidroxila em 73,6 μM. TanP apresentou também atividade anticoagulante significativa nas concentrações de 12,5 μM e 25 μM para os ensaios de TP e TTPa. Nenhum efeito fibrinogenolítico foi observado. TanP (12,5 e 25 μM) induziu liberação de TNF-α por macrófagos murinos, na ausência de LPS, sendo esse aumento dose-dependente. A migração de células 3T3 foi estimulada por TanP (2 μM, 12,5 μM e 50 μM) em ensaio de cicatrização in vitro. Dessa forma, acredita-se que a avaliação do potencial quelante associado a ação antioxidante, anticoagulante, imunomodulador e cicatrizante de TanP poderá fornecer subsídios para maiores estudos que viabilizem o desenvolvimento de uma molécula protótipo para aplicação terapêutica e biotecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Presidente - 1893445 - EUZEBIO GUIMARAES BARBOSA
Interna - 1055045 - MARCELA ABBOTT GALVAO URURAHY
Notícia cadastrada em: 02/02/2021 21:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao