Uma conversa na escola: o diálogo e a mídia
Mídia e Diálogo. Comunicação em Paulo Freire. Educação Dialógica. Etnometodologia. Sociedade Midiática e Sociedade Midiatizada.
O diálogo figura como condição essencial para a plena efetivação da
Comunicação. Em Paulo Freire, encontramos uma concepção de diálogo que
se expressa, fundamentalmente, em duas dimensões: por um lado, no encontro
de subjetividades; por outro, na ação. O diálogo não seria, portanto, um
“pensar para”, mas, um “pensar com”. Por outro lado, a mídia, aqui
compreendida como sinônimo de meios técnicos de informação e expressão
está difundida na sociedade como sinônimo de meios de comunicação. Nessa
direção, este trabalho tenciona verificar se a mídia possibilita o diálogo, no seio
do conceito de comunicação freirerano. Partimos do pressuposto de que não é
possível chegar a uma resposta, se continuamos a aceitar a abordagem teórica
que polariza o processo da comunicação entre emissor e receptor. Utilizandonos
de elementos da etnometodologia como a análise da conversação e a
reflexividade, mergulhamos no cotidiano escolar de educadores e educandos
de uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade do Natal, capital do
Rio Grande do Norte, para, através de algumas experiências com a mídia,
corroborar as ideias de Paulo Freire, afirmando a mediação feita pelo mundo e
buscando um viés para utilização da mídia no sentido de proporcionar uma
educação mais dialógica.