DINÂMICA DO COMÉRCIO DAS ÁREAS TRADICIONAIS NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE NATAL
Comércio. Produção do espaço. Urbano.
O texto ora apresentado centra-se no estudo sobre a dinâmica comercial das áreas tradicionais de comércio, localizados nos bairros do Alecrim, Cidade Alta e Ribeira, no contexto da produção do espaço urbano de Natal. O direcionamento teórico se aporta na teoria da produção do espaço e em seus conceitos e categorias de análise, mas, também, nos conceitos de cidade, urbano, formas comerciais e consumo. Com base no método regressivo-progressivo de Henri Lefebvre, parte-se da leitura do objeto de estudo ao fazer uma descrição do momento atual, para em seguida, regressar ao passado na busca de identificar os diferentes momentos, os processos e agentes que delinearam a materialidade presente. Por fim, pretende-se retomar o presente para compreendê-lo em suas contradições. Do ponto de vista empírico, reporta-se à produção do espaço urbano da cidade do Natal para compreender os processos recentes que dão sentido à uma nova dinâmica comercial, com a inserção de novos espaços para a prática comercial citadina ao mesmo tempo em que os espaços tradicionais de comércio se mantêm relevantes no contexto da cidade. Como metodologia utilizou-se levantamento bibliográfico em livros e periódicos para efeito de discussão teórica, levantamento de dados secundários coletados em diversos órgãos e pesquisa de campo com o objetivo de empreender observações sistemáticas, bem como produzir material fotográfico sobre a área em estudo. A tese que se defende na pesquisa é a de que no processo de produção urbano de Natal, o comércio tem se inserido em áreas de expansão da cidade, sem, contudo, ocasionar cenários que comprometam a dinâmica comercial nas áreas tradicionais de comércio que compreendem os bairros de Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. Os resultados parciais indicam que esse comércio, sobretudo o varejista, de acentuado caráter popular, tem resistido e, em muitos casos, vem se refazendo no contexto da expansão, modernização, especialização e diversificação do comércio citadino.