Banca de DEFESA: GIULIANA MARIA GONCALVES AVILA

DISCENTE : GIULIANA MARIA GONCALVES AVILA
DATA : 09/09/2022
LOCAL: Sala Centro de Educação

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: O QUE ELES TÊM A DIZER?

Pessoa com deficiência, Educação Superior, Estágio curricular obrigatório, Acessibilidade.

A atual política educacional no contexto brasileiro preconiza a garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino. Como consequência, constata-se, nos últimos anos, um aumento significativo no acesso de estudantes com deficiência na Educação Superior. No entanto, observa-se, no acompanhamento desse público pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dificuldades relativas às experiências de estágio curricular obrigatório de estudantes com deficiência, no que diz respeito a barreiras que interferem no pleno desenvolvimento de competências profissionais e inclusão desses estudantes. Diante dessa problemática, a presente pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório-descritivo, tendo como objetivo geral conhecer e analisar as experiências e acessibilidade de estudantes egressos com deficiência que passaram por estágio curricular obrigatório nos cursos de graduação da UFRN. Para o alcance deste objetivo, buscar-se-á informações por meio de análise documental, questionário e grupo focal. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a existência de diversas barreiras durante o estágio dos egressos participantes, evidenciando uma condição de desigualdade que não pode ser perpetuada nas experiências de estágio curriculares obrigatórios de estudantes com deficiência. Espera-se, a partir dos resultados, contribuir para melhoria das experiências de estágio dos estudantes com deficiência na UFRN, para o avanço das discussões nessa área de conhecimento e para o fortalecimento das ações no âmbito da Política de Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Específicas na UFRN.

Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Interna - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ
Interna - ***.422.544-** - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Externa ao Programa - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO - UFRNExterna à Instituição - MÁRCIA DENISE PLETSCH - UFRRJ