Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA PEREIRA DO NASCIMENTO

DISCENTE : GABRIELLA PEREIRA DO NASCIMENTO
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Online

Saberes docentes e currículo: reflexões sobre a organização e práticas pedagógicas do atendimento educacional hospitalar e domiciliar no RN

Saberes Docentes; Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar; Formação Continuada; Currículo

O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD), também denominado Classe Hospitalar/ Domiciliar, configura-se em um serviço que possui uma forma alternativa de organização e oferta de ensino, que fora estabelecida para assegurar o acesso e continuidade do processo de escolarização de crianças e adolescentes, mesmo em face ao adoecimento e tratamento médico hospitalar. As políticas públicas que versam sobre a Educação Especial legitimam o fazer pedagógico em ambiência hospitalar nos estados e municípios brasileiros. Contudo, a ausência de diretrizes específicas para a práxis docente neste contexto, reflete na diversidade de intencionalidades e práticas pedagógicas observadas. Além disto, também se evidencia que os cursos de licenciatura pouco contemplam as especificidades da atuação docente nesta vertente da educação. Neste ínterim, observa-se que o convívio com a ausência de referentes, leva aos professores a uma busca ativa por uma formação continuada que fundamente e valide as suas práticas. Estas, por sua vez, também se transformam em referências de organização administrativa, pedagógica e curricular no AEHD. A partir destas colocações, objetivou-se neste estudo, analisar como os saberes docentes já constituídos, têm referenciado a organização curricular e as práticas pedagógicas executadas no AEHD no Estado do Rio Grande do Norte. Levando em consideração que este estudo foi desenvolvido no curso de Mestrado Profissional e que este tem como foco a realização de pesquisas aplicadas e desenvolvimento de produtos e processos educacionais com vistas a implementação em um contexto real de ensino, foi realizado um curso de formação continuada com professores e equipe pedagógica em exercício no AEHD/RN, cujo viés temático situou-se nos saberes docentes e currículo. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC), com a Secretaria Municipal de Educação (SME/ Natal) e com o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação (PROFOCO/ UFRN), o curso foi vivenciado em um espaço de formação em serviço. Neste contexto, o convite foi direcionado e a participação foi assegurada aos professores e assessores pedagógicos, vinculados aos órgãos supracitados, sendo facultativa a anuência para coleta de dados. Participaram ativamente do curso 20 professoras e duas assessoras pedagógicas, sendo 14 anuentes à pesquisa, o que nos permitiu coletar os dados necessários para fins deste estudo. Diante do cenário de saúde mundial e os efeitos sociais e econômicos ocasionados pela pandemia de Covid-19, as ações desta pesquisa ocorrerão no formato de interação remota, com uso das tecnologias para comunicação e aprendizagem. Para coleta dos dados foram utilizados instrumentos como questionários, notas de campo, produção escrita dos participantes, além da gravação de vídeo e áudios produzidos como registros dos encontros virtuais. Metodologicamente apoiamo-nos em uma   abordagem qualitativa, de natureza interventiva, orientada pela pesquisa-intervenção. Vista a multiplicidade de instrumentos de coleta utilizados, a técnica de análise de conteúdos foi eleita como método para a investigação dos dados reunidos. Procedendo com a análise dos resultados, almeja-se que a formação de professores desenvolvida tenha oportunizado e fomentado espaços para a reflexão e discussão coletiva acerca das possíveis abordagens e enfoques curriculares presentes no AEHD, validando e ressignificando os saberes já constituídos, numa perspectiva de impulsionar, isolada e coletivamente, a estruturação de parâmetros para a organização e ação profissional neste contexto.

Presidente - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Interna - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ