Banca de QUALIFICAÇÃO: ISA GABRIELA DELGADO DE ARAÚJO

DISCENTE : ISA GABRIELA DELGADO DE ARAÚJO
DATA : 25/03/2020
LOCAL: Auditório da pós

PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO EM ICAPUÍ, CEARÁ: DEFININDO GEOMORFOSSÍTIOS PELOS VALORES CIENTÍFICO E CÊNICO

Geodiversidade; Geopatrimônio; Patrimônio Geomorfológico; Estética.

A Geodiversidade é uma faixa natural (diversidade) de características geológicas (rochas, minerais, fósseis), geomorfológicas (formas de relevo, topografia, processos físicos), de solos e hidrológicas, que inclui assembleias, estruturas, sistemas e contribuições para paisagens. Assim, o objetivo geral da pesquisa é posicionar o conceito de paisagem cênica e patrimônio geomorfológico em meio aos estudos de geodiversidade tendo como experimento: a avaliação qualitativa e quantitativa, assim como o mapeamento de geomorfossitios no município de Icapuí, Ceará. O destaque principal está em uma parcela do Geopatrimônio, denominado como patrimônio geomorfológico. A sua importância sempre foi vista de modo secundário, visto que a geologia tomou proporção gigantesca no contexto da conservação e proteção dos recursos naturais. Assim, busca-se ainda mais salientar a sua relevância no âmbito da geodiversidade, bem como da ciência geográfica. Mas, o seu modo de caracterização e avaliação é diretamente relacionado ao geológico, argumentando-se que para ser considerado um geomorfossítio é necessário obter um alto valor científico. Essa pesquisa, portanto, visa abordar a estética como um parâmetro avaliativo do valor geomorfológico, junto com o científico, pois entende-se que os temas centrais da geomorfologia são direcionados para estudos paisagísticos e não seria coerente avaliar um local de interesse geomorfológico, sem envolver a sua beleza cênica. Diante disso, propõe-se inventariar sistematicamente a área de estudo, com parâmetros de características geomorfológicas, essencialmente, atribuindo um mapeamento das fáceis em sua caracterização, como também quantificar a paisagem com valores objetivos, eliminando a subjetividade. Essas etapas estão embasadas no método da Inferência a Melhor Explicação (IME), que visa traçar hipóteses a posteriori, por meio dos resultados das fases qualitativas e quantitativas, que vão resultar se um local é considerado geomorfossítio ou não, elaborando posteriormente uma cronogeomorfologia da área. A maioria dos locais em Icapuí/CE não apresentam trabalhos diretamente relacionados, mas são abordados de forma diluída em trabalhos acadêmicos referente ao município. Mas, a área é considerada como o um conjunto complexo de unidades morfológicas, devido a ocorrências de eventos importantes no Quartenário, como mudanças eustáticas e flutuações climáticas e a presença da Formação Barreiras, do período Neógeno.

Interno - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interno - 2289755 - SAULO ROBERTO DE OLIVEIRA VITAL