Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINE JULIANA SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KALINE JULIANA SILVA DO NASCIMENTO

DATA: 25/03/2011

HORA: 10:00

LOCAL: Sala de Seminários de Matemática

TÍTULO:

Alguns métodos de estimação dos parâmetros da distribuição generalizada de Pareto. Uma aplicação à modelagem de extremos de precipitação.


PALAVRAS-CHAVES:

estimação, extremos, precipitação


PÁGINAS: 27

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Probabilidade e Estatística

SUBÁREA: Estatística

ESPECIALIDADE: Análise de Dados

RESUMO:

Na teoria de Valores Extremos, dizemos que, basicamente, duas distribuições modelam pontos extremos, que são a Distribuição Generalizada de Valores Extremos (GEVD) e a Distribuição Generalizada de Pareto (GPD). Este trabalho visa analisar nove métodos de estimação dos parâmetros da GPD, os quais são: Máxima Verossimilhança, Máxima Verossimilhança Penalizada, Momentos, Pickands, Princípio da Máxima Entropia (POME), Momentos Ponderados pelas Probabilidades: viesado e não-viesado (PWMB E PWMU), Divergência Média da Densidade, Mediana e a Melhor Qualidade do Ajuste. Além destas nove formas, falaremos ainda de uma décima forma recentemente sugerida por Gomes et. al. como forma de melhorarmos o método da máxima verossimilhança.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1451214 - ADERSON FARIAS DO NASCIMENTO
Interno - 734492 - DIONE MARIA VALENCA
Presidente - 320597 - PAULO SERGIO LUCIO
Notícia cadastrada em: 21/03/2011 17:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao