Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LÚCIA DA SILVA MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LÚCIA DA SILVA MOREIRA
DATA : 19/11/2019
HORA: 09:30
LOCAL: SALA I DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
TÍTULO:

ANÁLISE DO TRANSPORTE APICAL E DA CENTRALIZAÇÃO DO PREPARO DE INSTRUMENTOS MECANIZADOS DE NÍQUEL-TITÂNIO EM MOLARES INFERIORES: PROTAPER GOLD E PRODESING LOGIC.


PALAVRAS-CHAVES:

Endodontia, Transporte apical, Micro CT, Limas NiTi


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva avaliar as alterações morfológicas resultantes da instrumentação de canais radiculares severamente curvos e comparar os sistemas ProTaper Gold e Prodesign Logic, através da análise do transporte apical e da centralização do preparo do canal radicular. A amostra foi constituída por vinte raízes mesiais de molares humanos inferiores que se enquadraram nos critérios de inclusão, dentre eles: raízes intactas, formação completa das raízes e câmara pulpar intacta. Tal amostra sofreu seleção clínica, desinfecção e armazenamento, posteriormente, seleção radiográfica de acordo com o método de Schneider. Após essa etapa, foram preparadas as cavidades de acesso e o leito do canal (Glide path), apenas as raízes mesiais foram utilizadas no estudo em questão.  Para a numeração da amostra foi realizado o pareamento dos dentes com base nos parâmetros de volume, área de superfície e imagem tridimensional dos elementos dentários, e, assim, divididos em 2 grupos: G1 - ProTaper Gold e G2 - Prodesign Logic. Os procedimentos serão realizados de acordo com as instruções do fabricante e os instrumentos serão descartados após utilização nos respectivos grupos. Durante a instrumentação os canais serão irrigados, e logo após secos com pontas de papel absorvente estéreis. As medições serão divididas por terços: a 3mm, a 5mm e a 7mm do ápice, e as variáveis transporte apical e centralização serão avaliadas por meio de imagens obtidas por aquisições de microtomografia computadorizada (micro-CT). Para avaliação da variável resistência do instrumento serão realizados os testes: resistência à flambagem e flexão a 45º, utilizando a máquina de ensaio universal EMIC DL-200 MF. E, por fim, os resultados obtidos serão submetidos a testes estatísticos, com intuito de testar as hipóteses levantadas na presente pesquisa, a qual foi apreciada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Onofre Lopes (HUOL).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1879551 - FABIO ROBERTO DAMETTO
Externa ao Programa - 2220691 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS MEDEIROS
Externo ao Programa - 2942606 - NORBERTO BATISTA DE FARIA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 18/11/2019 10:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao