PPGEP/CT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CENTRO DE TECNOLOGIA Téléphone/Extension: (84) 99419-2373 https://posgraduacao.ufrn.br/pep

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDERSON SANTOS AZEVEDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDERSON SANTOS AZEVEDO DA SILVA
DATA : 31/05/2017
HORA: 13:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

MODELO DE APLICAÇÃO DE MINERAÇÃO DE DADOS PARA MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS EM CIDADES INTELIGENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Melhoria contínua; cidades inteligentes; análise de processos; mineração de dados; monitoramento colaborativo; feedback espontâneo.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Sistemas complexos dentro de outros sistemas formam o que hoje conhecemos como cidades, envolvendo sistema de trânsito, moradia, energia etc. Todos esses sistemas estão de alguma forma interconectados e assim são geridos por atores públicos e privados. Tamanha complexidade abre espaço para inovação, ou seja, criar soluções que tornem a vida das pessoas mais fácil, como sistemas de informação sobre transporte público ou sobre recursos utilizados pelas prefeituras. Nesse ambiente ocorre grande parte das mais vibrantes inovações de hoje; os novos centros urbanos estão se tornando uma plataforma para a economia da inovação. A sociedade está repensando o modelo dos centros urbanos atuais, transformando-os em cidades inteligentes, onde um dos princípios é a conexão gerencial participativa estabelecida entre cidadão e governante. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que o governo monte uma estrutura capaz de coletar, armazenar, processar e analisar dados inseridos pelos cidadãos. O objetivo geral desse trabalho é oferecer aos governantes um modelo de melhoria contínua de processos de prestação de serviços públicos baseado nas informações oriundas da mineração de dados de monitoramento colaborativo, ou seja, dados de sugestões de melhoria inseridos pelo próprio cidadão. Neste ponto, esse trabalho encontra sua importância e relevância, visto que vai propor um modelo capaz de melhor gerenciar as sugestões de melhoria de processos que impactam a vida de milhares de pessoas. Para isso, a pesquisa vai coletar sugestões de melhoria de um determinado processo via preenchimento de questionário eletrônico, e analisá-lo sob a luz de ferramentas de Data Mining como classificação, associação, agrupamento e sumarização de dados. A partir daí, o gestor receberá informações mais precisas e poderá implementar melhorias no processo, que será novamente avaliado pelos usuários, fechando um ciclo de melhoria contínua e convalidando o modelo proposto por essa pesquisa. Assim, espera-se ao final deste trabalho oferecer aos gestores de processos de prestação de serviços públicos um modelo de melhoria contínua capaz de ajuda-los a processar de forma inteligente e sistematizada os dados advindos de sugestões dos cidadãos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Externo ao Programa - 2378360 - MARCO ANTONIO LEANDRO CABRAL
Externo ao Programa - 1525670 - MARCOS CESAR MADRUGA ALVES PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 29/05/2017 14:07
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