Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAYDIANNE DOS SANTOS FREITAS

DISCENTE : CLAYDIANNE DOS SANTOS FREITAS
DATA : 25/08/2022
LOCAL: Sala RUTE do Hospital Universitário Onofre Lopes

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES NA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS DE ATRASO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

Capacitação de professores. Neurociência Cognitiva. Alfabetização.

A leitura é uma habilidade imprescindível para o ser humano, por meio dela é possível interagir e compreender o mundo que nos cerca. Um dos fatores essenciais para adquirir essa habilidade é a intervenção do professor no processo de alfabetização. As avaliações internacionais e nacionais voltadas à qualidade do ensino de leitura do país mostram dados que provocam um repensar da prática pedagógica de alfabetização desenvolvida em nossas escolas. O Ensaio Clínico Randomizado propõe uma intervenção de formação continuada, baseada em evidências científicas das Neurociências, para professores alfabetizadores de crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, professores das salas de Recursos Multifuncionais, coordenadores e gestores municipais que trabalham com a Educação Básica de escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município de Parnamirim/RN. A abordagem do estudo seguirá o método misto com análise descritiva e inferencial. O objetivo da pesquisa será verificar a efetividade de uma formação continuada, baseada em evidências científicas das Neurociências, visando identificar crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura. Por meio das intervenções se almeja trilhar caminhos em busca de soluções inovadoras para antigos problemas na esfera do ensino-aprendizagem, especialmente no que se refere à ampliação da leitura. O trabalho será baseado em estudos científicos já existentes como Mousinho et al. (2020), Navas et al. (2017), Pegado (2011), Naschold (2011), Dehaene (2012), Dehaene e Pegado (2012), Naschold e Pereira (2014) que apresentam oportunidades de construir novos olhares em relação ao ensino inicial de leitura.

Externa ao Programa - 1529226 - ANGELA MARIA CHUVAS NASCHOLD - UFRNPresidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Interno - ***.666.234-** - LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFPB
Externo à Instituição - RENAN DE ALMEIDA SARGIANI - UNICSUL
Notícia cadastrada em: 17/08/2022 11:47