Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA MARIANE MORAES DE ANDRADE

DISCENTE : LARISSA MARIANE MORAES DE ANDRADE
DATA : 30/08/2021
LOCAL: Sala Virtual RUTE do HUOL através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/posgraduacao-huol

Perfil Neuropsicológico de Escolares com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia do Desenvolvimento.

Neuropsicologia; Transtorno Específico de Linguagem; Dislexia; Escolares; Crianças.

Introdução: Em face ao crescimento de número de casos que fazem referência a criança escolar com dislexia do desenvolvimento ou transtorno do desenvolvimento de linguagem nas avaliações neuropsicológicas e escassez de estudo no cenário brasileiro ao qual se refere a essa temática, propomos um estudo, no qual o contexto principal aponta para as diversas áreas em que a avaliação poderá ser um instrumento competente para favorecer uma análise quantitativa e estrutural ao traçar um perfil cognitivo desses escolares que facilitará o diagnóstico diferencial. Objetivo: verificar as funções cognitivas em escolares com hipótese diagnóstica de dislexia do desenvolvimento e escolares com hipótese de transtorno do desenvolvimento da linguagem. Método: trata-se de um estudo transversal, observacional e quantitativo, composto por escolares do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 06 e 12 anos. Participarão deste estudo 20 crianças, sendo composto por dois grupos, 10 crianças com hipótese de dislexia do desenvolvimento e 10 com hipótese de transtorno do desenvolvimento da linguagem. Serão excluídos deste estudo, crianças com diagnóstico de outros transtornos do neurodesenvolvimento, síndromes genéticas e deficiência auditiva. Serão utilizados testes e baterias neuropsicológicas normatizadas para a população brasileira, além de entrevista com a família. Resultados esperados: espera-se que, com o perfil neuropsicológico traçado de escolares auxiliará no diagnóstico diferencial entre transtorno do desenvolvimento da linguagem e dislexia do desenvolvimento, bem como orientar sobre o melhor aproveitamento das potencialidades destes escolares.

Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externo à Instituição - ROCHELE PAZ FONSECA - PUC - RS