Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA NASCIMENTO DO REGO

DISCENTE : CAMILA NASCIMENTO DO REGO
DATA : 27/08/2021
LOCAL: Sala Virtual da Plataforma Google Meet através do link: meet.google.com/xmi-gnre-vej

Perfil das notificações dos problemas auditivos de trabalhadores no Brasil, entre 2018 e 2021

Saúde do Trabalhador, Perda Auditiva, Ruído Ocupacional, Exposição Ocupacional; Sistemas de Informação em Saúde.

Introdução: A perda auditiva em trabalhadores pode estar relacionada à ocupação que estes desempenham, principalmente quando estão expostos a contínuos níveis elevados de pressão sonora ou a outros fatores de risco. Esses problemas auditivos relacionados ao processo de trabalho, principalmente aqueles provocados pela exposição ao ruído, são agravos comuns dentre as Notificações dos Acidentes de Trabalho (CAT) registrados na Previdência Social. No Brasil representa 23% dentre todas as Notificações. Objetivo: Conhecer os principais problemas auditivos relacionados ao trabalho, as respectivas causas, ocupações, setores econômicos, perfil demográfico dos trabalhadores atingidos e local de ocorrência (Unidades da Federação), entre os anos de 2018 a 2021. Método: Estudo transversal, retrospectivo, em banco de dados secundário. Foi realizada coleta nos bancos de dados públicos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) entre os anos de 2018 e 2021. No Banco de dados do INSS foram obtidas informações de notificações referentes aos acidentes do trabalho relacionadas a parte do corpo atingida descrita como “Ouvido (Externo, Médio, Interno)”. Nos registros do SINAN foram selecionadas as informações exclusivas de notificação de “Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)”. Os dados das variáveis categóricas foram apresentados através de números absolutos e percentuais e os das variáveis quantitativas pelas médias e desvio padrão. Para a análise de associação entre a variável desfecho (agravos auditivos) e as variáveis independentes (sexo, idade, agente causador, ocupação e setor econômico) foi usado o teste do qui quadrado. Resultados parciais: Foi observado, entre os anos de 2018 e 2021, um total de 2440 notificações de acidentes de trabalhos relacionados “Ouvido (Externo, Médio, Interno)” no INSS, enquanto no SINAN foi observado um total de 1462 notificações relacionadas ao PAIR. No INSS os agravos mais recorrentes foram a perda auditiva, o efeito do ruído sobre o ouvido interno e os traumas e ferimentos. Na planilha do INSS foi observado que todas as notificações constantes eram de origem dos estados do Norte e do Nordeste do país, sendo os estados com mais notificações Rondônia e Maranhão, enquanto na do SINAN as notificações foram predominantemente dos estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, com os estados com maior notificação sendo São Paulo, Paraná e Goiás. Houve maior prevalência em homens. As análises sobre a ocupação desempenhada pelo trabalhador e a atividade desempenhada pela empresa não foram analisadas até momento. Considerações finais: Até o momento os resultados apresentados evidenciam maior ocorrência de perda auditiva causada por alterações na orelha interna relacionada aos efeitos do ruído, traumas e ferimentos em trabalhadores brasileiros notificados.

Externa à Instituição - ANA CLAUDIA FIORINI - UNIFESP
Externa ao Programa - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Externa ao Programa - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Presidente - 1804274 - SHEILA ANDREOLI BALEN