Banca de DEFESA: ANA CAROLINA DANTAS DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAROLINA DANTAS DE MEDEIROS
DATA : 30/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual RUTE do HUOL através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/posgraduacao-huol
TÍTULO:

Desempenho das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues em fase de alfabetização


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem, bilinguismo, linguagem infantil, leitura, Fonoaudiologia.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

Introdução: A aquisição da língua acontece por meio da interação da criança com seus familiares e a sociedade. Este estudo, é composto por três artigos científicos: o primeiro trata-se de uma revisão integrativa da literatura e os demais, estudos originais por meio da avaliação das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues. Objetivo: verificar o desempenho no processamento fonológico, consciência sintática, vocabulário e leitura de crianças bilíngues em fase de alfabetização. Método: Estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado com estudantes do 1° ao 5° do ensino fundamental. Estudo 1: 10 crianças para o grupo de bilíngues e 5 de crianças monolíngues do 1º ano do ensino fundamental. Estudo 2: 32 crianças, subdivididos em: G1: cinco crianças do 1° ano; G2: cinco crianças do 2° ano; G3: oito crianças do 3° ano; G4: cinco crianças do 4° ano; G5: nove crianças do 5° ano. As crianças foram avaliadas na língua portuguesa nas habilidades de consciência fonológica, consciência sintática, memória operacional fonológica, nomeação automática rápida, e leitura. Resultados: No estudo 1 foram encontradas diferenças significativas na consciência fonológica (fonêmica e total), nomeação automática rápida (objetos), e leitura de pseudopalavras. No estudo 2 notou-se que as crianças de maior escolaridade apresentaram melhor desempenho em todas as habilidades avaliadas. Conclusão: a exposição a uma segunda língua de forma sequencial torna as crianças mais suscetíveis aos sons da língua, apresentando benefícios em determinadas habilidades do processamento fonológico, repercutindo positivamente no desempenho da leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externo à Instituição - PATRICIA ABREU PINHEIRO CRENITTE - USP
Externa à Instituição - TAÍS DE LIMA FERREIRA MATTAR - USP
Notícia cadastrada em: 14/09/2020 08:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao